A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Glorificando a Deus através da Doença

A doença não poupa famílias e muitas vezes, homens e mulheres no vigor de seus dias são prostrados em um leito de doença, e de sorte que a doença atinge todas as classes e nada pode comprar sua isenção, (a graduação não pode se prevenir contra os ataques da doença). Os reis, súditos, patrões, empregados, cultos, incultos, ricos, pobres, médicos e pacientes, nenhum desses estão isentos da doença, todos caem igualmente diante deste grande inimigo. Nem as riquezas deste mundo, nem a fé em Cristo nos isentam de ficarmos doente. Muitos dizem que a fé em Cristo tem a possibilidade de isentar a pessoa de ficar doente.  Existem doenças de diversos tipos, e de vez em quando somos surpreendidos na televisão com algum tipo de doença rara e desconhecida, e todos nós estamos sujeitos a ela. 

A doença é uma das provações mais humilhante e angustiante que pode vir sobre o homem, onde ela pode tornar o homem mais forte num homem frágil, fazer com que esse homem forte pareça uma criança, pode desestabilizar o mais corajoso de todos os homens fazendo-o tremer diante da menor de todas as coisas, ou seja, nada que o homem possa fazer é capaz de evitar a doença. A medicina pode avançar o quanto quiser, o homem sempre vai adoecer e sempre vai morrer. Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente e vamos voando. (Salmo 90:10).

Deus criou o homem sem doenças (Gn 1:31), mas foi através do pecado original que originou-se toda doença, moléstia, dor, todo sofrimento prevalecente sobre a terra (Rm 5:12). Não haveria doença neste mundo se não fosse o pecado de Adão. Mas necessariamente não quer dizer que a doença que temos é conseqüência do pecado naquele momento, ou da maldição hereditária, ou como alguns dizem que crentes não podem ficar doentes, “é falta de fé”. Deus envia a doença em algumas pessoas, pois sempre tem propósitos, para alguns a doença é enviada a fim de preparar o coração para ouvir a palavra para a conversão daquela alma, não é que ele vá se converter pela doença (“quem não vem pelo amor vem pela dor” não é bíblico), ele só se converte pela palavra de Deus. Às vezes na saúde a palavra não lhe toca o coração. O mundo através de sua formosura, com seus prazeres, com seus encantos vai cativando a mente daquela pessoa e Deus às vezes lhe leva a um leito de enfermidade e lhe mostra o pecado de seu coração e a futilidade desses prazeres mundanos que de outra forma ele não veria. Então Deus dirige aquela alma a buscar um lugar seguro de descanso por toda eternidade em Cristo Jesus, então podemos dizer: Ó feliz enfermidade que dirige uma alma até Cristo! Outras vezes Deus envia a doença como julgamento contra o pecado que a pessoa está vivendo. Então quando pessoas incrédulas continuam em sua trilha pecaminosa contra a luz da bíblia e contra os avisos dos profetas de Deus aqui na terra, Ele às vezes os reprova subitamente e os deixam debilitados com a doença. O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio. (Pv 29:1) - Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem (ICo 11:30)
Em outro caso, Deus envia a doença aos seus filhos “crentes” a quem Ele ama, para que o nome Dele seja glorificado através desta vida, que é o exemplo de Lázaro. 

Lázaro era irmão de Maria e Marta, pois pertenciam a uma família cristã e feliz, todos na sua casa eram crentes, mas mesmo assim o braço da doença alcançou aquela casa, daí Lázaro agora estava enfermo. Cristo amava Lázaro e apesar disto ele estava doente. Nunca podemos julgar as pessoas pelas aflições que elas passam, pois Deus aflige seus próprios queridos filhos como Ele bem quer e entende. Como exemplo Jó (pois seus amigos tentaram provar que ele era hipócrita, mentiroso e um homem mau porque Deus o estava afligindo), um outro exemplo o outro Lázaro que era mendigo cheio de chagas e feridas (um crente que quando morreu foi para o seio de Abraão), e outro exemplo era o rei Ezequias que Deus o amava mas foi afligido com a doença. Portando não deveríamos estar duvidando do amor de Deus quando somos afligidos, quando Ele pesa a mão sobre nós. Não devemos pensar que a dor e o sofrimento é um sinal da ira de Deus. Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. (Pv 3:12) – Nós não devemos dar graças por tudo, mas devemos dar graças em tudo e apesar de tudo porque vem da mão do nosso Pai e o que Ele nos traz é bom, seja doença, seja o que for.

Então quando a doença chegou aquela casa, o recurso utilizado pelas irmãs foi correr aos pés de Jesus, pois sabiam que Jesus tinha um coração que sofria, por todo tipo de angustia, e por esta razão elas mandaram dizer a Jesus “Está enfermo aquele que tu amas”, elas se voltaram para Jesus na hora da necessidade como uma criança assustada se volta para sua mãe. Suas irmãs eram diferentes, uma era preocupada, ansiosa e a outra era muito tranqüila, mas na hora que adoeceu seu irmão as duas estavam em concordância, foram buscar socorro em Jesus Cristo, pois é isto que nós devemos fazer na hora da angústia - E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Sl 50:15).
Não há aflição grande ou pequena demais que não possa ser levada até Cristo - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Fl 4:6) O que quer que seja, leve a Jesus, pois Ele gosta de ser chamado em nossos problemas. 

O amor de Cristo por nós é a verdadeira base da nossa esperança, e não o nosso amor por Cristo. O nosso amor por Cristo é uma experiência dolorosa e insatisfatória, porém olhar para o amor de Cristo por nós isso nos dá paz e esperança, gratuitamente por toda eternidade Ele nos amou, e com amor atrativo Ele nos arrancou debaixo da ira de Deus, com amor perdoador Ele nos atraiu para Si e removeu todos os nossos pecados, e com amor sustentador Ele estava intercedendo por Lázaro. Devemos aprender a suplicar para Cristo, muitas vezes nós não recebemos porque não pedimos de forma correta. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tg 4:3) – Pois muitas vezes pedimos orgulhosamente como se fossemos merecedores realmente daquilo, e dessa forma se Cristo nos atendesse, Ele estaria nutrindo as nossas cobiças. 

Portanto, temos que aprender a botar a cara no pó e suplicar somente por Seu amor gratuito. Antes as vossas petições sejam em tudo, conhecidas diante de Deus. Aquele que crer mais no amor e no poder de Jesus obterá muito mais na sua oração.

A resposta imediata de Cristo à petição daquelas duas irmãs: “Esta enfermidade não é para morte1, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela2”, Ele enviou uma palavra capaz de fazê-las felizes, e a cada dia Lázaro piorava vindo a falecer. Ele poderia até curá-lo de lá, pois Ele não é Deus só de perto, Ele é Deus também de longe, e veio chegar quatro dias depois de sepultado. Provavelmente Marta e Maria ficaram com o coração enfraquecido na sua fé. Portanto, devemos aprender a confiar na palavra de Cristo. Jesus veio diante da sepultura de Lázaro e chorou, e por conta desta doença e da ressurreição de Lázaro, o poder de Cristo ficou conhecido diante de todos. A ressurreição de um morto é muito mais gloriosa de que a cura de uma doença. Então Ele mostrou ser a ressurreição e a vida quando chamou Lázaro de seu sepulcro. Então Cristo foi muito mais glorificado do que se Lázaro tivesse sido curado.

Através da doença nós podemos ver uma útil provisão, para frear as devastações do pecado e do diabo nas almas dos homens. Se os homens não tivessem cometido pecados, não saberíamos ver nenhum benefício na doença, mas como existe o pecado nesse mundo, aí sim podemos observar que a doença é útil, mesmo sabendo que toda essa desgraça acompanha, porque não há nada que o corpo sofra que não seja de proveito para a alma. A doença beneficia o coração do homem porque o ajuda a lembrar-se da morte. A doença desperta o ser humano de seus sonhos fazendo lembrar que um dia eles vão morrer assim como hão de viver. A doença prepara o crente para glorificar a Deus e nos prepara também para a glória de Deus. "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:28) A maioria das pessoas em seus dias na saúde não podem encontrar tempo para tais pensamentos, não pensam na vida futura (eternidade), não pensa nas coisas relativas a Deus, e a doença faz eles lembrarem que um dia eles terão que prestar contas diante de Deus. A doença nos ajuda a encarar uma nova realidade de vida. Muitas vezes nós vemos muitos mais por uma lágrima do que por um telescópio. Muitas vezes a doença torna o homem orgulhoso em humilde deixando-o dependente do outro, pois o leito da enfermidade é um poderoso domador de tais pensamentos. E muitos orgulhosos preferem a morte do que ficar numa cama sendo servido pelos outros, porque é humilhante ser dependente dos outros.

Deus sussurra a nós na saúde prosperidade, mas sendo maus ouvintes deixamos de ouvir a voz de Deus, então ele gira o botão do amplificador por meio do sofrimento e aí então ouvimos o trovejar da sua voz.

Em algumas denominações, a doença é coisa do diabo, é maldição, falta de fé... mas através da bíblia vemos que é bênção, que é um meio de glorificar a Deus.
Uma enfermidade prolongada e dolorosa na vida do crente ajuda a testar o seu cristianismo, pois muitos passam a vida inteira cultuando um deus desconhecido e se frustram quando caem na doença, chegam a descobrir que aquele deus que ela dizia crer, não é o Deus que consola, não é o Deus que conforta, e só aí ela vai descobrir que seu cristianismo foi falso, freqüentou a igreja, fez sessões, vigílias, corrente disso e daquilo, mas foi um cristianismo falso. Também existem pessoas que não aprendem nada com a doença, além de estar doente no físico, ele vai continuar doente na sua alma (igual a uma pedra: quanto mais me pisam, mais endurecido eu fico).

Você tem usados as aflições que Deus tem permitido na sua vida para estar glorificando a Deus através dela? Ou na pequena enfermidade você está murmurando, se queixando, se desesperando?

Quem não é fiel no pouco, não é fiel no muito. Aprenda a glorificar a Deus agora com os pequenos problemas porque quando a tragédia chegar a sua porta você estará experimentado.

Nascemos chorando e morremos gemendo, então enquanto a vida for vida, haverá doença. (Agostinho)

Você está preparado para a morte? Você está preparado para encontrar-se com Deus?
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lc 12:20)

Como Cristo sofreu as aflições, prepare-se também com esse pensamento, que se você é filho de Deus, você vai sofrer as mesmas aflições. (IPe 4:1)
Que Deus nos conceda essa graça de glorificarmos a Ele na hora da aflição.

Neryvan Felipe

domingo, 28 de agosto de 2011

Citações

Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. (Salmos 116:1-2)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como não chegar atrasado no trabalho


Para aqueles que trabalham pela manhã, seguem algumas dicas de como acordar cedo sem reclamar.

Coloque seu despertador longe para não desativá-lo e cair no sono novamente, assim não tem como não levantar. Outra coisa que pode ajudar é colocar dois ou três alarmes diferentes, assim vai ser despertado mais fácil. Se na primeira vez você levantar, tente acender alguma luz ou deixar a luz do sol entrar, da mesma forma que escuro estimula seu cérebro a dormir, luz estimula seu cérebro a despertar.

Prepare seu ambiente – Já foi comprovado que as pessoas que desligam a TV, computador com pelo menos uns 45 minutos de antecedência de deitar, têm maior facilidade para dormir. Isso aliado a um quarto escuro ajuda a estimular seu sono, devido a reações químicas no seu cérebro. Faz parte do seu ambiente também um bom colchão e um bom travesseiro. Sem dúvida investir nesses dois itens vale à pena! Aprendi a trocar meu travesseiro a cada 6 meses e tenho dormido bem melhor.
 
Durma bem – Você tem uma boa noite de sono? Se não tiver, será impossível acordar cedo, pois provavelmente estará cansado. Nesse quesito existem várias soluções, a primeira sem dúvida é aliviar sua cabeça. O que eu faço é escrever, parece que limpa a cabeça. Existe um aplicativo para smartphones chamado Relaxer que toca umas “musiquinhas” feitas para ativar seu sono profundo. Em alguns casos você terá de consultar um médico, existem diversas patologias simples de resolver, mas que quando não tratadas prejudicam seu sono.

Discipline seu corpo a dormir um pouco mais cedo – Não adianta querer dormir 1 hora mais cedo, vai ser quase impossível mudar a rotina de forma tão repentina. Mas se você for dormir 15 minutos antes do seu horário, em alguns dias conseguirá disciplinar seu corpo a antecipar seu sono. E assim gradativamente, quando se der conta, em poucos meses conseguiu estabelecer um novo padrão de sono.

Se puder, faça esporte a noite – Já foi comprovado que aquela história que esporte de noite prejudica seu sono é puro mito! Se você se exercitar corretamente antes de dormir, terá um sono mais recuperador e terá mais disposição durante sua manhã. Claro que isso aliado a boa alimentação, sem abusos.

Estudos indicam que o corpo humano precisa de 6 à 8 horas de sono para recuperar totalmente as energias. Mas, tem gente que, com 3h~4h/dia de sono ele consegue estar 100% recuperado nas horas seguintes. Como? Ele disciplinou seu corpo para isso. Para tanto, ele utiliza um lema contra a preguiça: “mente manda, corpo tem de obedecer, para o resultado aparecer!”. É puro controle mental. Eu experimentei e dá certo em 70% dos meus casos para vencer a preguiça na realização de tarefas.

Se não tiver um motivo forte para acordar mais cedo você simplesmente não vai levantar no horário! Se você odeia acordar cedo, mas precisa praticar exercícios, por exemplo, e esse seria o único horário disponível, estabeleça esse propósito na sua mente. Pense sempre nos resultados que levantar naquele horário poderá trazer para você, para a sua saúde. Se não tem um motivo, a preguiça fala mais alto!

Cuide-se, alimente-se na hora certa, faça caminhadas, durma bem e tenha uma vida longa. E não se esqueça, sempre antes de dormir, faça sua ORAÇÃO, fale com Deus.

Neryvan