A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Revelando-se por trás das máscaras



Atualmente estamos no período do Carnaval, pois o carnaval é a maior festa popular do Brasil, e talvez, do mundo. Nessa festa da extravagância e dos excessos, muitas pessoas saem às ruas usando máscaras ou fantasias. 

Algumas dessas pessoas escondem-se atrás das máscaras; outras se revelam por meio delas. Uma máscara é tudo aquilo que esconde ou encobre a nossa verdadeira identidade. É importante ressaltar que existem máscaras tocáveis e intocáveis; algumas cobrem o rosto; outras tentam disfarçar as atitudes da alma. De certo modo todos nós usamos máscaras, pois aquele que diz que nunca usou uma máscara, possivelmente esteja acabando de afivelar uma no rosto, a máscara da mentira. 

O problema das máscaras é que elas proclamam uma mentira ou escondem uma verdade. Quando usamos máscaras, as pessoas passam a amar não quem nós somos, mas quem nós aparentamos ser. As máscaras também não são seguras, e por melhor que nós as afivelemos, elas podem cair nas horas mais impróprias e nos deixar em situação de total constrangimento. 

Queremos mencionar aqui algumas máscaras usadas ainda hoje: 

1. A máscara da piedade - O apóstolo Paulo, ensinando sobre a doutrina da Nova Aliança, diz que podemos ser ousados em vez de agir como Moisés que pôs um véu sobre a face para que as pessoas não atentassem para a glória desvanecente em seu rosto.  Quando Moisés subiu o Monte Sinai para receber as Tábuas da Lei, ao regressar, seu rosto brilhava, e as pessoas não podiam olhar para ele (Êxodo 34:29-35). Então, ele colocou um véu em sua face para que as pessoas pudessem se aproximar e falar com ele. Mas houve um momento em que Moisés percebeu que a glória estava acabando. Ele não precisava mais do véu, porém, ele continuou com o véu, porque não queria que as pessoas soubessem que sua glória era desvanecente. Muitas vezes, somos parecidos com Moisés, pois tentamos impressionar as pessoas com uma espiritualidade que não temos. Aparentamos ser mais crentes, mais piedosos do que na verdade somos. 

“Assim como o ouro pintado não enriquece um homem, da mesma forma a pintura de santidade não leva ninguém ao céu. Aquele que tem apenas uma santidade pintada terá uma glória pintada. Aquele que usa pretexto plausível, usa mascara de piedade, está se expondo a si mesmo, ao desprezo de satanás.” 

2. A máscara da autoconfiança - O apóstolo Pedro era um homem impulsivo, porque falava para depois pensar. Quando Jesus declarou que seus discípulos iriam se escandalizar com ele e iriam se dispersar, Pedro não titubeou e foi logo dizendo que ainda que todos o abandonassem, ele jamais o faria. Disse ainda que estava pronto para ir com Jesus para a prisão ou até mesmo para a morte (Lucas 22:33). 

Pedro julgou-se forte e até melhor do que seus pares. Porém, naquela mesma noite, Pedro fraquejou e dormiu quando Jesus pediu para ele vigiar. Pedro abandonou a Jesus e seus condiscípulos e infiltrou-se na roda dos escarnecedores. Pedro negou, jurou e praguejou, dizendo que não conhecia a Jesus, e logo a máscara de sua autoconfiança caiu quando Jesus olhou para ele, então, ele caiu em si e desatou a chorar (Mateus 26:34). 

3. A máscara do legalismo - Um legalista é inflexível com as outras pessoas, mas condescendente consigo. Ele enxerga um cisco no olho de seu irmão, mas não vê uma trave no seu. O legalista preocupa-se mais com a forma do que com a essência, cuida mais da aparência do que do interior (Lucas 6:42). 

Os fariseus eram legalistas, pois eles eram fiscais da vida alheia, mas descuidados com sua intimidade com Deus, eram bonitos por fora, mas feios por dentro. Jesus os comparou a sepulcros caiados, limpos por fora, mas cheios de rapina por dentro (Mateus 23:27). Os fariseus eram hipócritas, porém eles eram atores que representavam no palco um papel diferente daquele desempenhado na vida real.


 

A vida cristã é uma contínua remoção das máscaras, entretanto a Bíblia diz que onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade; não liberdade para fazer o que queremos, mas liberdade para vivermos na luz.

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo; (Efésios 4:13)

Pela obra de Cristo e pela ação do Espírito, podemos viver sem máscaras, sendo transformados de glória em glória, até atingirmos a estatura de Cristo, o Varão Perfeito.


Pr. Hernandes D. Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário