A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

sábado, 7 de abril de 2012

A carreira que nos está proposta


“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.” (Hebreus 12:1-3)

Introdução: As competições olímpicas eram práticas apreciadas e admiradas no mundo antigo.

Escritores bíblicos como Paulo e o autor da carta aos Hebreus fizeram constante menção das atividades esportivas em seus escritos. Eles eram apreciadores do esporte e dele sabiam tirar lições preciosas para a vida cristã. Um exemplo clássico disso é a passagem bíblica de Hebreus 12.1-3. O autor aos Hebreus extrai da figura de um estádio lotado, do espírito da dinâmica de uma competição olímpica, uma ilustração para a vida cristã.

Os eruditos dizem que se há uma carta do novo testamento que exorta o cristão a permanecer firme na fé “nos últimos dias”, é a epistola aos Hebreus. Esta carta tem uma característica especial para uma época marcada pela apostasia (afastamento de Deus). Ela é dirigida ao crente que defrontado com a descrença e a desobediência, deve permanecer firme na fé. Esta carta é uma exortação a fidelidade.

Os Cristãos Hebreus haviam sofrido grande perseguição por parte do império romano, eles enfrentaram sofrimentos, insultos e confisco das suas propriedades. Essas perseguições se deram por parte de Nero, que mandou incendiar Roma e culpou os cristãos por este ato. O Escritor diz aos seus ouvintes: prestem atenção (cap. 2:1), encorajem uns aos outros (3:13), perseverem (10:36), corram com perseverança (12:1), resistam ao pecado (12:4). Havia o perigo dos Hebreus voltarem as práticas judaicas para sua justificação, abandonando desta forma a fé em Cristo.

Alguns comentaristas dizem que agora os Hebreus estavam vivendo um certo período de paz, pois os declínios de fervor religioso aconteceram mais em tempos de paz do que em períodos de perseguição. O fato é que independente de estarem vivendo paz ou perseguição, a convocação do escritor é a fidelidade.

1 - A carreira que nos está proposta envolve exemplos do passado e responsabilidades no presente. Verso. 1
a) Havia naquele período um interesse enorme pelos esportes e talvez este interesse nem fosse tanto dos cristãos, porem eles conheciam bem o que acontecia nos estádios quando as corridas eram praticadas. Por essa razão o escritor aos Hebreus usa essa figura para falar da fidelidade com que devemos viver a vida cristã, como um corredor deve chegar ao fim da prova. Observem que o autor da carta se coloca como um destes corredores.

Portanto, nós... Os corredores participavam da competição enquanto pessoas nas arquibancadas os assistiam. Era como se o competidor olhasse para a arquibancada e visse uma multidão de espectadores. Esta é a nuvem de testemunhas. Quais são estas testemunhas, na Bíblia o termo pode se referir a pessoas que apenas observam como também a pessoas que falam sobre o que vêem e ouvem.

Estas testemunhas seriam, portanto, os Heróis da fé do cap. 11 de Hebreus, no cap. 11: 4 a Palavra nos diz que pela fé Abel depois de morto ainda fala, ou seja, dão testemunho de fé. O testemunha de fé destes homens e mulheres nos animam, porque a corrida que estamos correndo refere-se a causa de Cristo. Somos encorajados pelos testemunhos dos nossos irmãos a prosseguir nesta corrida diária da fé Cristã.

Quando um corredor participava de uma competição as roupas que ele usava deviam ser apropriadas para a corrida, caso contrário seria um peso. No caso dos gordinhos o peso do corpo e a falta de preparo físico também seriam literalmente um peso. Pois bem é necessário então que nos livremos destes pesos, quais são eles? , o apostolo Paulo diz aos Colossenses no cap. 3:8, agora, porém, despojai-vos (despir-se), igualmente, de tudo isto: Ira, cólera, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.

d) Desembaraçando-nos do peso e do pecado. Aqui o autor chama pecado de pecado, o fato de nos chamar ao desembaraçar-nos do, talvez queira mostrar que um obstáculo na vida em si não é um pecado, porem pode tornar-se se não nos desfizermos dele. Seria mais ou menos como uma túnica, que era uma roupa usada no passado, imaginemos alguém correndo com esta presa aos pés. Certamente o levará a queda.

e) O escritor finaliza este verso dizendo: corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. Ele ecoa as palavras de Paulo: Combati o bom combate, completei a carreira... Paulo disse estas palavras no final da sua vida, sabendo que a coroa da justiça lhe aguardava.

Portanto corramos com perseverança, temos exemplos do passado e uma grande responsabilidade no presente.


2- Olhando para aquele que é mais que um exemplo. Verso. 2 
a) Observemos que o escritor aos Hebreus passa do exemplo dos Heróis da fé no cap. 11, aquem chama de nuvem de testemunhas no cap. 12.1 para o exemplo máximo, Jesus, a intenção do autor é que os leitores se concentrem em sua vida terrena (vida de Cristo).  O escritor não coloca o nome de Jesus entre os heróis da fé, porque lhe daria um reconhecimento especial, autor e consumador da fé. Jesus não é um herói da fé é o autor e consumador da fé. Hebreus 2:10 diz que Cristo foi aperfeiçoado por meio do sofrimento. Devemos olhar para Jesus pois Ele não é um mero exemplo, É o próprio autor e consumador da fé.b) Paulo diz aos Filipenses no cap. 1:6 , Aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. O que Cristo viveu? Ele suportou a agonia da morte para obter a alegria que Deus havia planejado para Ele. Primeiro um caminho de sofrimento para experimentar a alegria. Como cristãos precisamos suportar a cruz pela a alegria que nos está proposta olhando para Cristo.

c) O Senhor Jesus triunfou sobre aqueles que tentaram desonrá-lo, diz o texto que Ele não fez caso da ignomínia (vergonha), os judeus que exigiam a crucificação do Senhor queriam colocá-lo sob a condenação de Deus, pois eles conheciam o que está escrito em Dt. 21:23 – o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus. Eles queriam que Jesus experimentasse a maior de todas as vergonhas.

d) Em um só verso o autor fala da vida, morte de cruz, ressurreição, e ascensão de cristo que estão a destra de Deus. Mostrando a vitória de Cristo e levando os leitores a descansar nesta obra perfeita em favor da igreja. Jesus concluiu a sua tarefa na terra, assumiu seu lugar no céu, e agora nos dá a certeza da sua presença conosco na corrida proposta por Ele.


3 - Comparando as nossas vidas com a vida do Senhor Jesus. Verso 3
a) Considerai pois, atentamente, significa, considerai a vida inteira de Jesus, considerem o que Ele teve de enfrentar. O escritor está chamando os leitores portanto nós também, para compararmos as nossas vidas como a vida de Cristo tomando nota cuidadosamente de tudo o que Jesus suportou.
-- O Senhor foi enviado para os seus, mas os seus não o receberam
-- sofreu ódio do mundo pecaminoso
-- foi levado a cruz

Jesus experimentou a rejeição e a oposição, nós não enfrentaremos também? João 17:14 Eu lhes tenho dado a sua palavra e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo , como também Eu não sou.

b) O escritor sabia que o olhar para si mesmo num contexto de perseguição traria desânimo pois somos limitados e fracos, mas olhar para Jesus renova a força e aumenta-nos a coragem. Devemos olhar não só para a cruz, mas para toda a oposição e sofrimento de Cristo no mundo. Somos indivíduos chamados a corremos esta corrida. Cada um tem seus próprios obstáculos, sua própria pista e sua própria capacidade, porem podemos olhar para o vencedor, que por nós venceu.

c) Ao comparar-nos a Cristo no que diz respeito a vida e aos sofrimentos podemos entender o verdadeiro sentido de correr a carreira que nos está proposta, e ainda que enfrentemos grandes obstáculos nesta carreira, temos em Cristo a certeza que não corremos em vão.

Devemos pois correr a carreira que nos está proposta com estas convicções, tendo em Cristo a certeza que chegaremos ao fim e receberemos a coroa que nos está assegurada, pois aquele que começou a boa obra é poderosa para concluí-la. Jesus é o autor e consumador da nossa fé.


Pastor Romildon

Nenhum comentário:

Postar um comentário