A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

terça-feira, 8 de maio de 2012

O sublime convite de Cristo


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." 
(Mateus 11:28-30)


Nestes dias eu ouvia um médico falar na TV e este dizia de forma clara que na medicina nenhum médico pode dizer ao seu paciente que ele será curado, mas apenas tratá-lo e garantir um melhor tratamento.

Quando falamos de ciência e filosofia encontramos divergência e dilemas relacionados a hipóteses, teorias, sentido da vida, enfim não temos no campo das ciências humanas garantias substanciais sobre a condição do homem, certamente estas incertezas se dão por conta da condição de pecado em que vive todo homem, sua finitude e limitação.


Alguém já disse que o maior livro de Antropologia (estudo do homem) é a Bíblia, pois nela é revelada a condição da alma humana, os desígnios do seu coração, as suas inclinações, a sua depravação e o seu estado eterno, em fim tudo aquilo que está relacionado a este ser que pós-queda está destituído da glória de Deus, e que um dia em Cristo será restaurado de forma plena em sua comunhão com o Senhor.


Nos versos anteriores o Senhor Jesus está mostrando aos seus ouvintes que Deus Pai ocultou de sábios e entendidos o grande mistério da salvação e que revelara aos pequeninos e que estes aparentemente frágeis e inferiores, cultural e socialmente foram agraciados por Deus com a revelação do seu Filho e pela salvação proporcionado pó Cristo.


Lemos no verso 27: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai. Ninguém conhece o pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.


Portanto o Filho tem e conhece o Pai e agora oferece e dá aquilo que necessitam os que estão cansados e sobrecarregados.


O que o Senhor Jesus oferece? Qual é a sublimidade deste convite?
1- O convite é a Cristo e produz efeitos gloriosos no homem. VS. 28

a- O que significa ir a Jesus? 

   O texto do evangelho de João cap.6:35 nos diz: “O que vem a mim nunca terá fome e o que Crê em mim de modo algum terá sede”. Portanto ir a Jesus significa crer Nele. Essa fé é conhecimento, confiança, entrega tudo de uma só vez.

Além do mais esta fé que é dom de Deus, produz o fruto do Espírito que é: Amor, alegria, paz, longanimidade, mansidão, benignidade, bondade, fidelidade e domínio próprio Como nos diz Gálatas 5:22.

Esta fé produz as obras de gratidão em plena obediência a Cristo.

b- A quem o convite se estende? Aos cansados e sobrecarregados e eles e a todos aqueles que no intimo desejam ir a Cristo, isso é o que chamamos de chamamento eficaz. A quem O Senhor Jesus tinha em mente quando fez este convite. Mateus 23:4 nos responde esta indagação. O texto diz: Atam fardos pesados (difíceis de carregar) e os põe nos ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Naquele contexto os Escribas e fariseus colocavam fardos pesados sobre o povo com as suas regras e regulamentos. Era como se uma pessoa só pudesse de fato ser salva quando as suas obras de obediência fossem maiores que as suas obras de desobediência. Quando alguém pensa desta forma o que domina o seu coração é a incerteza, terror e escravidão desespero, ansiedade e desesperança.

c- Meus amados o convite de Cristo de ir a Ele é tão urgente hoje quanto foi naquele momento em estas palavras foram proferidas. Estas palavras se aplicam a qualquer um que, por alguma razão, tenta efetuar a sua salvação, por meio de seu próprio esforço.

Alguém perguntou certa vez: E não abriga o coração de todo pecador um fariseu? Inclusive mesmo o coração da pessoa já nascida de novo, porém que ainda vive na terra, pelo menos de vez em quando?

Muitos de nós professamos a fé em Cristo, porém ainda não entendemos a sua graça. Tentamos ainda vez por outra buscar elementos para essa justificação em nós mesmos, quando deveríamos entender que as nossas obras só são possíveis em Cristo, e que nunca mudaremos um centímetro aquilo que o Senhor já realizou em nós.

d-  O que Cristo nos oferece? Eu vos aliviarei. Amados tal refrigério não tem apenas um sentido negativo: ausência de incerteza, temor, ansiedade e desespero, mas também sentido positivo: paz, de mente e coração, certeza de salvação.

e- Uma paz que as tradições e os ensinos dos escribas e fariseus não podiam proporcionar, pois tias regras representavam uma impossibilidade total e produzia desespero e insegurança. O convite de Cristo é portanto o remédio para a alma humana.

Aplicação: tamanha graça nos alcançou e agora não mais devemos tentar ou entender que por nossos esforços seremos aceitos por Deus, mas pela graça que há em Cristo e por seus méritos estamos seguros.

2- O Convite de Cristo é a tomar o seu julgo e aprender Dele. Vs. 29
a- Na literatura judaica um julgo representa uma soma total de obrigações que segundo ensinavam os rabinos uma pessoa devia assumir. Encontramos na escritura expressões como julgo da Torá, julgo dos mandamentos. Como já disse este julgo então era aquilo que os mestres de Israel colocavam sobre o povo. Pois bem; o que o Senhor Jesus Cristo está dizendo então é que o povo deveria colocar o seu julgo e não o julgo dos mestres de Israel. Era como se o Senhor dissesse: recebam o meu ensino de que uma pessoa é salva pela simples confiança em mim. Operosidade da fé.

b- Diz o Senhor: porque sou manso e humilde de coração. Esta expressão também é encontrada em Mat. 5:5 que diz: Bem aventurados os mansos porque herdarão a terra. Na Bíblia o significado de manso é de alguém que encontra refúgio em Deus. Alguém que entrega inteiramente seu caminho, deixando tudo nas mãos daquele que dele o ama e dele cuida.

c- O que o Senhor deixa claro é que Nele aprendemos a depender de Deus, Nele descansamos de nossos esforços pessoais no que diz respeito a conseguir salvação, Nele podemos de fato ter segurança, pois Ele ama e cuida dos seus, em meio a mentes atribuladas pela ideia da salvação pelos esforços da obediência aos pesados jugos, O Senhor Jesus oferece paz e tranquilidade aqueles que nele creem.

Aplicação: Você é uma pessoa mansa e humilde?

3- O convite de Cristo é um convite é a uma vida de graciosa liberdade. Vs. 30
a- É necessário colocar que um jugo naquela cultura literalmente falando era uma armação de madeira colocado sobre os ombros de uma pessoa a fim de tornar o volume ou o fardo mais fácil de carregar, distribuindo seu peso em proporções iguais aos lados do corpo. Isso não significa dizer que se a carga fosse pesada de mais ainda sim haveria conforto.

b- Na verdade quando a carga era muito pesada o julgo se tornava também muito pesado, ou seja, algo que deveria ser tornar a carga mais agradável, na verdade tornava-se também um peso.

c- O Senhor Jesus está, portanto oferecendo uma liberdade que só se encontra em sua pessoa, porque aquilo que Ele requer de nós é leve, ou seja, ao invés de haver peso e desconforto, haverá alegria e paz, algo deleitoso para o crente, que passa a ter prazer na palavra de Deus, ao contrário da escravidão proporcionada pelo peso das tradições dos escribas e fariseus.

d- Algo deve ser considerado quando avaliamos esta passagem, a verdade que as tensões em que vivem os homens, a ausência de paz, a ansiedade, o rancor, a vingança o desejo ardente de prestar contas, podem produzir danos também ao corpo e a morte. O ensino de Cristo se levado a sério, tem um efeito curativo na pessoa toda, alma e corpo, pois Ele é um salvador completo.

Aplicação: Como você tem vivido como alguém que conhece o senhor Jesus e tomou o seu jugo ou como alguém que o professa e ainda assim vive como se carregasse sobre os seus ombros a carga do legalismo?
E você que ainda não o professou como tem tentado se justificar diante de Deus?

Saiba que somente em Cristo de fato haverá descanso e verdadeira paz, pois sem Cristo os sofrimentos presentes e os terríveis sofrimentos futuros farão parte da sua vida e eternidade.

Religião é o homem em busca de Deus; o Cristianismo é Deus buscando o homem, manifestando-se a ele, puxando o homem para Si. (Dr. Martin Lloyd-Jones)



Pr.Valdir Pena Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário