A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ADORANDO EM EMOÇÃO E EM MENTIRA

Meus irmãos, gostaria que fizéssemos uma análise do culto que temos prestado a Deus na nossa igreja à luz da Bíblia e do movimento da “batalha espiritual” neopentecostal. Antes, examinemos as palavras do pastor Augusto Nicodemos:

Uma coisa que tem nos preocupado é a influência doutrinária da “Confissão Positiva”, nas práticas do movimento da autodenominada “batalha espiritual”. O movimento de “Confissão Positiva” começou com o pastor Essek William Kenyon, dos Estados Unidos. Ele pegou a idéia de filósofos sobre o poder da palavra; - “a palavra cria” - e trouxe isso para dentro da Igreja, criando a idéia de que pela palavra o crente consegue criar realidades ao seu redor. Um dos discípulos de Kenyon é Paul Young Cho, com aquele famoso livro, que fez muito mal ao Brasil, chamado “A Quarta Dimensão”, onde se lê que você visualiza, mentaliza e pela palavra você cria resposta à sua oração, exatamente do jeito que você queria. Outro discípulo é Benny Hinn, cuja literatura está espalhada pelo Brasil. Sua idéia é basicamente esta: Assim como Deus no começo criou todas as coisas pela palavra do seu poder, nós, porque somos deuses, podemos igualmente criar, podemos criar circunstâncias através da palavra.

Há pouco tempo recebemos um livro escrito por um pastor chamado Hank Hanegraaff, dos Estados Unidos, e ele mandou, acompanhando o livro, duas fitas onde colecionou as próprias palavras e expressões usadas por Benny Hinn e outros, tiradas da televisão e de revistas. Ele fez uma coletânea para que os evangélicos ouvissem, nas próprias palavras desse pessoal, o ensino deles. Benny Hinn diz: “Você não tem um deus dentro de você, você é deus”. O que está por detrás disso é a idéia de que podemos criar como Deus criou, porque nós também somos deuses. Um outro evangelista dessa linha diz o seguinte: “Não diga que você está doente, você simplesmente bata em seu corpo e diga: ´Ah! esse corpo saudável!` Porque na hora em que você disser: ´eu estou doente` você vai ficar doente, porque a palavra tem poder. Mas diga: ´eu estou curado`. Não diga também que você está pobre, bata no seu bolso e diga: ´Ah! carteirinha cheia de dinheiro`” Esse pensamento da palavra criadora está por detrás de muitas das estratégias do movimento de “Batalha Espiritual”. Ou seja, a voz de autoridade e comando dos crentes vai criar aquilo que eles estão dizendo e aquela vocalização vai derrubar fortalezas, vai amarrar o Diabo, vai repreender os demônios, e vai criar realidades favoráveis ao crescimento da Igreja. Essa idéia de confissão positiva, não é só idéia da "Teologia da Prosperidade", mas também do movimento de “Batalha Espiritual”.

Pastor Augusto Nicodemos

Leiamos ainda um trecho do estudo Há realmente poder em nossas palavras? Por Antônio Pereira da Costa Júnior do site www.monergismo.com :
E o Movimento de Confissão Positiva? É a versão cristianizada do pensamento positivo que essencialmente substitui a fé em Deus pela habilidade de ter fé em si mesmo. O simples fato de confessar positivamente o que se crê faz, segundo dizem, com que o desejo confessado aconteça.
Kenneth E. Hagin foi o principal expositor desta doutrina. Hagin diz que recebeu a fórmula da fé diretamente de Jesus, e mandou escrever de 1 a 4 esta “fórmula”.

Com ela, diz, pode-se conseguir tudo. Consiste em:
(1) "Diga a coisa”, positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo.
(2) "Faça a coisa”, o que nós fazemos irá determinar a nossa vitória.
(3) "Receba a coisa", a fé irá dinamizar a ação e Deus tem que responder, pois está preso a “leis espirituais”.
(4) "Conte a coisa", para que outras pessoas possam crer. Deve-se usar palavras como: decretar, exigir, reivindicar, declarar, determinar, e não se pode pedir “se for da tua vontade”, pois isso destrói a fé.

Meus irmãos, se precisássemos apenas falar e declarar para que as circunstâncias adversas fossem resolvidas e vivêssemos rica e abundantemente sem problemas, então porquê a Bíblia dá tanta ênfase a suportar o sofrimento? Se Paulo tivesse o poder de parar de sofrer decretando, então como foi que ele teve que ficar com o espinho na carne? Deixemos de incoerência e vivamos a verdade da Palavra do Senhor!

“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”. II Co 12:10.

Pastor Antônio Pereira da Costa Júnior


Essa idéia, a princípio ensinada pelo neopentecostalismo, se disseminou entre as demais denominações evangélicas através das músicas cantadas e, por meio delas, essa doutrina tem se enraizado na mente dos fiéis, enquanto os líderes assistem impassíveis que o diabo desvie a atenção da igreja do doador da bênção para as bênçãos. Deixamos de clamar pela graça de Deus e passamos a determinar algo que “temos direito”. Deixamos de depender do Criador e passamos a depender da nossa fé.

“Esse povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. A grande maioria das músicas atuais direcionam o foco para a solução de problemas e Deus passa a ser um meio e não um fim em si mesmo. A maioria segue essa linha de determinar e “trazer à existência pela palavra”, pois “somos deuses”. O pior é que isso nos leva a cultuar a nós mesmos e no culto nos dirigimos mais a nós do que a Deus. CANTAMOS PARA NÓS. Senão vejamos:
- Não pense que a vida acabou, só pense que você é vencedor, você não é ungido pra perder, com Cristo é vencer ou vencer”.

- Acredite é hora de vencer essa força vem de dentro de você Você pode até tocar o céu se crer Acredite que nenhum de nós já nasceu com jeito pra super herói nossos sonhos a gente é quem constrói é vencendo os limites escalando as fortaleza conquistando o impossível pela fé
Campeão vencedor Deus da asas faz teu vôo Campeão vencedor essa fé que te faz imbatível te mostra o teu valor... tantos recordes você pode quebrar as barreiras você pode ultrapassar e vencer

- QUERO QUE VALORIZE O QUE VOCÊ TEM, você é um ser, você é alguém tão importante para Deus.

- NOVOS SONHOS, NOVAS REALIZAÇÕES ESPERAM POR TI. Novos planos, novas conquistas esperam por nós. O olho não viu, ouvido não ouviu o que Deus preparou para nós. Família, pode sonhar; mãe, seu filho vai voltar; pai, na mesa o pão não vai faltar. Promessas se cumprirão, bênçãos seguirão, o que passou passou, o novo de Deus chegou.

CANTAMOS MENTIRAS

ATÉ TOCAR O CÉU - EYSHILA - É tempo de parar de murmurar E abrir a boca para abençoar Porque somos os profetas desse tempo Somos a geração do avivamento
Geração que denuncia o pecado Mas ama o pecador Geração que abre mão de tudo
Geração que busca a Deus Até tocar o Céu Até tocar o Céu
Vou te buscar Vou te adorar Até tocar o Céu.
Somos a geração que abre mão de tudo por causa do senhor? NÃO
Oramos como Daniel? NÃO MENTIRA

VOCÊ NÃO É UNGIDO PRA PERDER: Não pense que a vida acabou, só pense que você é vencedor, você não é ungido pra perder, com Cristo é vencer ou vencer. MENTIRA
A vitória da cruz é sobre o pecado, nenhuma garantia de que não perderemos na terra.

“Família, pode sonhar; mãe, seu filho vai voltar; pai, na mesa o pão não vai faltar. Promessas se cumprirão, bênçãos seguirão, o que passou passou, o novo de Deus chegou”.

“Hoje o meu milagre vai chegar”...


Essas promessas se cumprirão em todos os que cantam? Todos os problemas serão resolvidos num passe de mágica, o que era ruim já passou para todos? Todos serão curados? Certamente que para a maioria não. ENTÃO É MENTIRA. O presbítero Jorge Murillo há muito alerta para não misturarmos música devocional que expressa um sentimento ou vitória pessoal com música congregacional. Só esta última deve ser cantada no culto sob o risco de muitos mentirem por afirmar algo que não lhe diz respeito, tentando trazer à realidade pela palavra, “pois esta tem poder”.

A MÚSICA CONGREGACIONAL DEVE EXPRESSAR UMA VERDADE UNIVERSAL BÍBLICA SE QUEREMOS CULTUAR A DEUS COM ELA.


DISTORCEMOS A BÍBLIA

* O olho não viu, ouvido não ouviu o que Deus preparou para nós. Família, pode sonhar; mãe, seu filho vai voltar; pai, na mesa o pão não vai faltar. Promessas se cumprirão, bênçãos seguirão, o que passou passou, o novo de Deus chegou. MENTIRA!..

O texto de 1 Co 2:9 se refere à salvação, à “sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória”, como diz o versículo 7 e das coisas espirituais concernentes a ela, às quais o homem natural não tem acesso, mas nós sim, “Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito” (versículo 10). Nenhuma relação com promessas para a família.

* O preço que foi pago lá na cruz me dá vitória nessa hora. MENTIRA!
A MORTE DE Cristo na cruz não garante que serei curado de todas as enfermidades, e que por isso não podemos aceitar doença, como garante Kenneth Hagin.

* “Espírito Santo, ore por mim, leve a Deus tudo aquilo que eu preciso.. Espírito Santo, vem orar por mim”

A oração ao Espírito Santo, pedindo a Ele para fazer algo por nós não encontra paralelo na Bíblia. Nenhum apóstolo, nenhum discípulo na Bíblia ficava fazendo pedidos ao Espírito Santo e nós evangélicos temos a Bíblia não só como nossa regra de fé, mas também de prática, o que significa que na nossa relação com Deus só praticamos o que está expressamente autorizado na Palavra.
É função do Espírito Santo nos ajudar em todos os aspectos da nossa vida espiritual, mas a oração bíblica é dirigida a Deus em nome de Jesus, com a mediação do espírito Santo. Isso vale também para o louvor. Vejam o que Hélio, do SITE solascriptura-tt.com diz: “Na Bíblia o louvor cantado nunca põe a ênfase no homem e nos seus sentimentos, mas sim em Deus, Seus atributos e Suas obras; 1 só vez (Ap 5:8-12) o louvor cantado é ao Deus-Filho; todas as outras centenas de vezes é a Deus-PAI; nunca, nem mesmo em 1 pequena sentença, é a mim, aos deuses, aos anjos, NEM MESMO AO DEUS-ESPÍRITO SANTO!...

É emocionante, é confortante, melhora a auto-estima, mas não é adoração e, pior ainda, É MENTIRA. Nem sempre sairemos vencedores dos problemas; Nem sempre obteremos curas; nem sempre os inimigos serão vencidos; muitas vezes seremos derrotados, como Tiago, que foi decapitado, e Estevão, que foi apedrejado, ou os cristãos de Palmares-PE que perderam tudo na enchente que destruiu aquelacidade. Porém, ainda que tudo se perca, podemos nos alegrar em Deus.

Convém salientar que o termo “somos mais que vencedores” não tem qualquer relação com sofrimentos ou problemas. Encontra-se em Rm 8:31-39 e se relaciona com a eterna segurança dos salvos. Somos mais que vencedores sobre o pecado e a morte, apenas isso. Refere-se à salvação. Não garante em momento algum vitória sobre doenças e problemas temporais.

O que está por trás de todas essas músicas é o movimento de batalha espiritual. Na música, ao "afirmarmos nossa vitória sobre os problemas, trazemos à realidade a solução deles", pois “somos deuses”. A maioria dessas músicas é de gente ligada ao movimento: Fernanda Brum, Eyshila, Diante do trono e seus filhos, pastor Cirillo, Toque no altar entre outros. Como diz Kenneth Hagin:
(1) "Diga a coisa”, positivamente.
(2) "Faça a coisa”, o que nós fazemos irá determinar a nossa vitória.
(3) "Receba a coisa", a fé irá dinamizar a ação e Deus tem que responder, pois está preso a “leis espirituais”.
(4) "Conte a coisa", para que outras pessoas possam crer. Deve-se usar palavras como: decretar, exigir, reivindicar, declarar, determinar, e não se pode pedir “se for da tua vontade”, pois isso destrói a fé.

“Sobre tua vida vou profetizar, nenhuma maldição te alcançará”... Profetizar, que significava retransmitir uma mensagem recebida de Deus, passou a ser “dizer a coisa positivamente, em voz alta, a palavra tem poder”; e a forma de anular uma maldição é contra atacando com a palavra: “tá repreendido”, “tá amarrado”. Palavra contra palavra.

“Receber” é aceitar aquilo como verdade, “fazer a coisa” ou viver como se a vitória já estivesse alcançada - estenda a mão para quem lhe abençoa e depois feche forte a mão, segurando a bênção. Deus estará preso àquelas palavras por “leis espirituais” e aquilo de fato acontecerá. O “homem de Deus” (bispo, apóstolo, pastor, missionário...) é o canal da bênção, através da qual Deus libera virtudes para o povo, pela palavra deles.

IRMÃOS, ISSO É IDOLATRIA. É endeusar o homem e humanizar Deus. É colocar intermediários entre Deus e nós, quando todos temos acesso a Ele através de Cristo.

“Depois conte para todos a vitória, mesmo que ela ainda não tenha chegado, pois isso infundirá a crença em outras pessoas e reforçará a afirmação; e não se pode pedir “se for da tua vontade”, pois isso destrói a fé”. TUDO MENTIRA!. Em 1 Jo 5: 14 lemos: “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa SEGUNDO A SUA VONTADE, ele nos ouve”.
EXISTE UMA FORMA BÍBLICA DE CONSOLO PARA OS QUE SOFREM?

Sim, e não é dizendo que Deus nos dará a vitória sobre os problemas. A epístola de Pedro é dirigida a pessoas que estavam sofrendo, tiveram seus bens espoliados, e o apóstolo tenta confortá-los exortando-os a permanecer firmes. Não garante qualquer vitória, antes os exorta a resistir: “Resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. A ele seja o domínio para todo o sempre. Amém”. 1 Pd 5:9-11. Dessa forma ele eleva a mente das pessoas para Deus, o nosso sustentador e em quem devemos esperar.

O autor aos Hebreus segue na mesma linha, ao falar dos sofrimentos dos judeus cristãos perseguidos: “Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados . Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Hb 10: 32-39

Quando os cristãos Hebreus estavam desanimando, o autor da carta a eles não disse: “Vocês são mais que vencedores, em Cristo é vencer ou vencer, por mais que tentem lhes destruir, eles é que cairão nem “o novo de Deus chego...”. Antes ele falou: permaneçam firmes na fé, olhem para Cristo: Hb 12: 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.

Essa é a forma bíblica de consolar os que choram, sem tentar melhorar a auto-estima ou fazer promessas de vitória que a Bíblia não faz. Qualquer outra forma de consolo é da terra, para não dizer do Diabo, e tira o foco de Deus, colocando no homem. Qualquer outra forma não é bíblica. Qualquer outra promessa é mentirosa, e o louvor que se baseia na mentira não é para Deus.

CONCLUINDO: A adoração que agrada a Deus é em espírito e em verdade, não em emoção e em mentira. A mensagem é urgente. Temos pecado contra Deus na nossa forma de adorar e os músicos ou vocalistas não são os únicos culpados, creio que eles tentam fazer o melhor. Deus não irá cobrar isso apenas deles, mas de nós, pastor e presbíteros, líderes espirituais da igreja. Precisamos nos arrepender, pedir perdão e liderar a igreja rumo a uma adoração verdadeira. Precisamos ensiná-los a amar mais a Deus que as bênçãos que Ele pode nos conceder.
E que Ele tenha misericórdia de nós. Amém!

Presbítero Laurentino Aguiar Rodrigues 
http://laurentinoaguiar.blogspot.com/2011/06/adorando-em-emocao-e-em-mentira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário