A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Religião x Evangelho

por Mark Driscoll

Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (1Co 15.1-4)

O que é o Evangelho? A palavra evangelho significa simplesmente “uma boa notícia.” A mensagem central da Bíblia é o evangelho, ou boas notícias, sobre a pessoa e a obra de Jesus Cristo. Em 1 Coríntios 15:1-4, Paulo fornece o resumo mais sucinto do evangelho: o homem Jesus também é Deus, ou Cristo, e morreu em uma cruz em nosso lugar, pagando o preço pelos nossos pecados, três dias depois, Ele ressuscitou para vencer o pecado e a morte, e dar o dom da salvação a todos os que crêem nEle para a vida eterna
O grande reformador Martinho Lutero bem disse que, como pecadores, nós estamos propensos a buscar um relacionamento com Deus em uma de duas maneiras. A primeira é a religião / espiritualidade e a segunda é o evangelho. Os dois são antitéticos em todos os sentidos:
A religião diz que se obedecermos a Deus Ele nos ama. O evangelho diz que é porque Deus nos amou através de Jesus que podemos obedecer.
A religião diz que o mundo está cheio de pessoas boas e pessoas más. O evangelho diz que o mundo está cheio de pessoas más que se arrependeram ou que não se arrependeram.
A religião diz que você deve confiar no que você faz como uma boa pessoa moral. O evangelho diz que você deve confiar na vida perfeitamente sem pecado de Jesus porque só Ele é a única pessoa boa e verdadeiramente moral que já viveu.
O objetivo da religião é ganhar coisas de Deus, tais como saúde, riqueza, conhecimento, poder e controle. O objetivo do evangelho não são os dons que Deus dá, mas sim receber a Deus como o dom supremo que nos foi dado pela graça.
A religião é sobre o que eu tenho que fazer. O evangelho é sobre o que eu posso fazer. Religião vê as dificuldades na vida, como castigo de Deus. O evangelho vê as dificuldades na vida como uma aflição santificadora que nos lembra dos sofrimentos de Jesus, tais aflições são usadas por Deus em amor para nos tornar mais parecidos com Jesus. A religião é sobre mim. O evangelho é a respeito de Jesus Cristo.
Religião leva a uma incerteza sobre a minha posição diante de Deus porque eu nunca sei se o que eu faço é o suficiente para agradar a Deus. O evangelho leva a uma certeza sobre a minha posição diante de Deus por causa da obra consumada de Jesus em meu nome na cruz.
Religião termina em orgulho (porque eu acho que sou melhor do que as outras pessoas) ou desespero (porque eu sempre fico aquém dos mandamentos de Deus). O evangelho termina em alegria humilde e confiante por causa do poder de Jesus em ação em mim, por mim, e muitas vezes a despeito de mim.

Fonte: http://amecristo.com/2011/06/28/religiao-vs-evangelho-mark-driscoll/

Nenhum comentário:

Postar um comentário