A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Grande Dia



“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. E como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.” (Marcos 13:32-37)

Certo dia estive conversando com alguns amigos, e estes falavam sobre o grande dia de suas vidas. Ali alguns diziam que o grande dia de suas vidas era o dia que o time de futebol que eles torciam ganhou um grande campeonato, enquanto outros falavam que o grande dia da vida deles era o dia que eles se casaram, enquanto outrem falava que o grande dia foi o que ele viu sua aprovação no vestibular. Hoje, pergunto para você, qual é o grande dia de sua vida?

os versos mencionados acima, o Senhor Jesus nos alerta a estarmos atentos para Sua vinda, a qual buscará seus escolhidos e os ajuntará da extremidade da Terra à extremidade do céu, e nos mostrando com deve ser o nosso caminhar terreno para estarmos preparados para sua vinda, e não nos ache adormecidos.

“E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.” (Marcos 13:26)

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”  (Mateus 24:30)

Vejamos agora os pontos para estarmos preparados para vinda de Cristo.

OLHAI

Porque por meio de tua observação você saberá que a vinda de Cristo está próxima, uma vez que, Jesus disse que Seu retorno ao mundo será pregresso de sinais como, guerras, terremotos em diversos lugares e haverá fomes, algo que já presenciamos no planeta, e a profecia de Cristo está se cumprindo.

“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é necessário que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” (Mateus 24:6-8)

Olhai-vos, irmãos, porque muitos virão dizendo ser igual a Cristo; e atualmente vemos isso nas igrejas, onde membros idolatram seus líderes e os elevam ao status de Cristo. Porém estes estão cegos, não olham para a palavra que menciona que o único digno de louvor e exaltação é o Senhor Jesus Cristo que nos deu a salvação, algo impossível se fosse por nós mesmos, miseráveis pecadores.

“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” (Mateus 24:5)

Olhai, para não fazer como aqueles amigos citados no início do texto, onde diziam que o grande dia da vida deles era a satisfação de seus desejos materiais. Porém, olhem o mundo de acordo com os padrões da palavra, atentando para as coisas que não se vêem, pois as que se vêem são passageiras, e assim vocês dirão que o grande dia de suas vidas é o dia da vinda de Cristo, o qual nós iremos morar com Ele no paraíso.

VIGIAI

Porque ninguém sabe hora à qual cristo virá buscar seus escolhidos, ele pode vir a qualquer momento: à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo, pela manhã. Por isso vigiai, para que Jesus venha e não te aches dormindo.

Não faça como o soldado que tinha a responsabilidade de vigiar o batalhão, porém quando o coronel ia embora, ele em vez de guardar as instalações ia dormir. Isso acontecia freqüentemente, e ele nunca imaginou que algum dia chegaria um ladrão e levasse todo o armamento do batalhão. Você está pensando como o soldado? Pensando que Cristo não virá buscar os seus escolhidos? Está equivocado, pois a Bíblia manda vigiarmos, para estarmos preparados para a vinda de Cristo.

“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” (Apocalipse 3:3)

O cristão deve vigiar, para que não entre em tentação, o que vigia está atento, ele resiste às tentações, o diabo fugirá dele, estando alicerçado na palavra do Senhor Jesus Cristo.

O homem que vigia segundo a palavra de Deus estará preparado para as adversidades, e não deixará de lutar contra os obstáculos da vida, pois ele tem a total confiança que Cristo nos dá força, e nos sustenta, portanto, o que vigia analisa a palavra de Deus.

ORAI

O cristão deve orar pela vinda de Cristo, assim ele demonstra que não espera de Cristo apenas aqui na terra, porém tem a total convicção de que Cristo virá buscar os seus. O cristão que ora pela volta de Cristo não está apegado aos bens materiais, uma vez que sabemos que o mundo e tudo o que nele há é passageiro, como Cristo falou que não ficará pedra sobre pedra que não será derrubada (Lc 21:6). Aquele que invoca a volta de Cristo tem a persuasão que a morada que o Senhor preparou é muitíssimo melhor que o mundo (Ap 21,22).

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:4)

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”  (Romanos 14:17)

A oração é o canal onde nós falamos com o Senhor, pedindo a Ele sabedoria para lidar com as barreiras do dia-a-dia. A oração é o único meio que nós temos para que nossa súplica chegue a Deus, através somente de Cristo, o nosso único intercessor e mediador.

A oração é um dos meios que nos faz ter comunhão com Deus, uma vez que Ele nos fala por meio da Palavra (Bíblia), e nós falamos com Ele por meio da oração. Na ocasião, também pedimos perdão a Deus pelos nossos pecados, e Ele é fiel e justo para nos perdoar, através de Cristo, o nosso fiel advogado, que intercede por nossos arrependimentos diante de Deus.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1João 1:9)

Devemos orar, pois a oração é um instrumento de benção de Deus. A oração pode mudar as coisas, mas não irá mudar a vontade ou os planos de Deus, porém a oração está nos planos de Deus para cumprir Seus propósitos. A oração faz parte do plano soberano de Deus, e é um meio eficaz pelo qual podemos compartilhar com Deus no cumprimento daquele plano.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2Crônicas 7:14)

O Dr. H.C. Tucker, missionário no Brasil por muitos anos, conta um fato interessante de sua mocidade, sobre o poder da oração. Quando veio, pela primeira vez à nossa terra, estava viajando pelo interior, pregando o Evangelho e vendendo Bíblias. Em certo lugar, ele foi cercado por um grupo de homens que queriam matá-lo.

O jovem missionário ficou com medo, no princípio, mas sentiu-se animado e logo depois começou a explicar o Evangelho ao homem que lhe apontava uma arma. Pouco a pouco, a arma caiu por terra, e o missionário pôde prosseguir a viagem.

Meses mais tarde, o Dr. Tucker recebeu dos Estados Unidos uma carta de sua velha mãe, dizendo que, enquanto ela lhe escrevia, tivera o pressentimento de que ele estava em perigo e se ajoelhara em oração a seu favor. Isto aconteceu na hora exata em que ele enfrentava aqueles homens que queriam matá-lo! O Dr. Tucker diz até hoje que deve sua vida à resposta da oração de sua mãe, naquela ocasião. Cristo nos deu o exemplo de intercedermos uns pelos outros quando intercedeu pelos seus discípulos e por nós.

Você olha para o mundo como aqueles amigos que foram citados no início? Se sua resposta é sim, então modifique seu modo de observar as coisas, pois você não está agradando a Deus, uma vez que não busca as coisas de cima, mas as terrenas. Santifique-se vigiando e orando, e assim você terá uma verdadeira experiência de comunhão com Deus.

“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.” (Lucas 12:37)

Diante disso tudo vimos o quanto devemos nos preparar para vinda de Cristo. Devemos observar, vigiar e orar, buscando uma vida santa, e com o único objetivo: glorificar a Deus. Só somos o que somos, devido a graça dEle que nos alcançou nos tirando do mundo da condenação e nos fez nova criatura, filhos de Deus.



Irmão Elizomar Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário