A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Como devemos adorar a Deus...

1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus,  Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êxodo 20:1-7)

Na bíblia encontramos o próprio Deus prescrevendo a maneira como Ele deve ser adorado. Conforme contexto citado acima, observamos os três primeiros mandamentos, o qual eu pergunto: PORQUE ADORAR A DEUS?

Na introdução dos 10 mandamentos (versos 1 e 2), onde nos informa o porque adorar a Deus: Ele diz “Eu Sou o Senhor...”, observe que aponta para Sua soberania, e também porque Ele é o nosso Deus... Aquele que nos tirou da terra do Egito, da casa da servidão.


A QUEM DEVEMOS ADORAR?

No verso 3 diz: Não terá outros deuses diante de mim... Portanto, quem é o centro do culto?  É Deus!

COMO DEVEMOS ADORAR A DEUS?

No verso 4 nos diz que “não farás imagem de escultura e não as adorarás”. Este é o 2º mandamento, onde nos mostra que Deus quer ser adorado sem imagens, Ele quer ser adorado espiritualmente sem representações.

Já no 3º mandamento também fala de como adorar a Deus, mas com atitude interna “não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”, ou seja, quando pronuncio em nome de Deus, canto, oro ou faço algo em nome de Deus no culto, eu tenho que fazer com sinceridade de coração, senão estarei tomando o nome dEle em vão. Compreendemos que o culto é para Deus, destinado unicamente para Ele (Mateus 4:10).

Portanto, fica claro que qualquer adorador por mais bem intencionado que esteja, vier a elaborar por conta própria uma maneira de cultuar ou adorar a Deus, esta será uma falsa adoração.

O reformador Calvino defendia que o que não estiver recomendado nas escrituras como forma de cultuar a Deus não deve ser praticado. É isso que ensina as escrituras sagradas “tudo o que eu ordeno observarás, nada lhe acrescentarás nem diminuirás” (Dt 12:32).

Mesmo diante dessa declaração bíblica, muitos têm procedido de forma errada e contrária no que se refere a cultuar ou adorar a Deus. Vemos nos dias de hoje o chamado culto show, onde o pastor é um verdadeiro animador de auditório e a platéia se diverte, pois o ambiente passa a ser um verdadeiro palco de animação longe da verdadeira adoração do temor e da reverência.

O culto que agrada a Deus é prestado pelo verdadeiro adorador que adora ao Pai em espírito e em verdade, onde é feito a leitura da Bíblia e o adorador tem a total atenção no que é pregado, ou seja, ouvi atentamente a palavra de Deus. Esse adorador compreende pelo Espírito Santo que nele habita, e que o culto e a adoração que prestamos a Deus não pode haver acréscimo ou decréscimo, pois se isso acontecer o culto e a adoração serão corrompidos.

"Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;" (Hebreus 12:28)

Portanto, compreendendo que o culto é exclusivamente para Deus, e que Ele mesmo prescreve como devemos cultuá-lO e adorá-lO, sejamos fiéis, pois o que importa é agradar a Deus. O culto puro e a verdadeira adoração sempre exalta Cristo. Amém!


Neryvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário