A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

sábado, 5 de janeiro de 2013

04 Características de Uma Pessoa Desviada

Por Renato Vargens

Bem sei que nós meros mortais não podemos sondar o coração do homem, nem tampouco prescrutar seu interior, todavia, também sei que o comportamento dos homens aponta para o fato de que estejam ou não servindo a Deus. 

Ora, não quero entrar no mérito se o crente pode ou não cair da graça (até porque eu penso que não), entretanto, gostaria de forma prática elencar quatro características de uma pessoa "desviada" dos caminhos do Senhor.



1- Ela vive na prática do pecado

Um seguidor de Jesus não vive na prática do pecado. É muito comum por exemplo ouvir relatos de moças e rapazes que se dizem cristãos, sem contudo abandonarem uma vida de iniquidades. Ora, se o jovem nasceu de novo, ele tem por característica o amor a Deus, e por amar o seu Salvador fugirá das paixões da mocidade não tendo relacionamento sexual com o namorado (a).  "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." (1João 1 3:9) João também afirma que aquele que diz: "Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." (1João 2:4)

2- Ela não ora mais

Uma das principais características de um cristão é a sua vida de oração. Se o "crente" não ora mais e nem tem prazer na oração isso aponta para o fato de que esteja desviado. Outro dia soube de um pastor que de púlpito confessou a igreja que pastoreava que durante um ano inteiro não orou nenhuma vez sequer. Ora, o crente anseia pelo seu Senhor e deseja a todo custo ter comunhão com o seu Redentor, todavia, se não ora mais nem tampouco tem prazer na oração é bem possível que esteja desviado.

3- Ela não lê, nem tampouco obedece as Escrituras

Uma pessoa que se diz cristã e não dedica tempo a leitura da Bíblia está se enganando. Um discípulo de Jesus não somente medita nas Escrituras, como as obedece. O reformador alemão Martinho Lutero, costumava dizer que ou Bíblia nos afasta do pecado ou pecado nos afasta da Bíblia.

4- Ela não congrega mais

Uma pessoa desviada não mantem comunhão com os irmãos. O Apóstolo João em sua primeira epístola afirmou que se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1João 1:7) Ora, se o individuo se afasta da comunhão dos Santos, dos sacramentos e da relação com os eleitos de Deus com certeza encontra-se desviado. Se andamos na luz, vivemos comunitariamente servindo a Deus e servindo aos irmãos.

O Escritor de Hebreus com propriedade afirmou: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10.25a).

Pense nisso!


Renato Vargens

Nenhum comentário:

Postar um comentário