A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Quem você diz que Ele é?

“E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: O que dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele.” (Marcos 8:27-30)

Neste período, muitas pessoas celebram a festa do Natal, se reúnem em confraternizações, trocam presentes, mas não sabem o verdadeiro significado do Natal. Pois o Natal representa o nascimento do Salvador, Jesus Cristo - o Emanuel que significa “Deus conosco”. Mas para você, quem é Jesus? Ou melhor, quem você diz que ele é?

Conforme mostra o texto acima, Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesaréia de Filipe. No caminho, Ele lhes perguntou: "Quem o povo diz que eu sou?"28 Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, um dos profetas".29 "E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Pedro respondeu: "Tu és o Cristo".30 Jesus os advertiu que não falassem a ninguém a seu respeito.


Algumas perguntas que nós fazemos durante o dia, muitas vezes, não têm muita profundidade e implicações futuras:
· Qual camiseta vestir, verde ou preta? Qual tênis usar? O que comer, rúcula ou alface?

Mas há perguntas que têm mais peso e implicações do que estas à cima:
· Que carro comprar? Qual emprego eu devo assumir? Casa ou apartamento?

Algumas perguntas são mais profundas ainda:
· Você quer se casar comigo? Quantos filhos devemos ter? Entro no processo de divórcio? Assumo a punição e confesso meus pecados? (por exemplo: roubo, adultério etc.)

E existem também as perguntas que afetam a eternidade:
· Existe realmente um Deus que criou todas as coisas? Isso tudo foi criado por acaso e estamos aqui por sorte ou infelicidade? O que acontecerá comigo quando eu morrer? Vou desaparecer? Vou reencarnar numa outra pessoa? Será que Jesus realmente existiu e suas palavras foram verdades?

*Jesus disse que Ele é o único caminho para a salvação (Jo 14:6).
*Jesus disse que aqueles que não se submeterem ao seu senhorio verdadeiramente irão perecer por toda a eternidade no inferno (Mt 10:28).
*Ele disse que quem rejeitasse a Ele estaria rejeitando a Deus (Lc 10:16).

E se Jesus for realmente o único mediador entre um Deus santo e justo e o homem pecador? E se Deus for realmente tão “intolerante” de providenciar apenas um caminho para a salvação?

As perguntas profundas devem ser analisadas! Muitas pessoas ignoram essas perguntas devido ao temor de ter que responder algo que eles não querem ter que submeter!

A pergunta mais IMPORTANTE na vida de uma pessoa é “Quem é Jesus?” 
Uma resposta errada e a conseqüência é a eternidade de sofrimento. Uma resposta certa misturada com fé e a conseqüência é vida eterna de gozo.

Como vimos na pregação passada Marcos começou uma nova etapa em seu Evangelho. A partir de agora Jesus tem o seu foco nos discípulos. As multidões e os milagres diminuem drasticamente e a atenção passa a ser nesses homens que carregarão adiante a missão de Jesus.
O tempo está acabando, portanto é importante que Jesus comece a abrir mais os olhos e o entendimento dos seus discípulos.


I – A 1ª pergunta (v.27)
Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: "Quem o povo diz que eu sou? "
· Jesus estava no território de Betsaida (8:22) onde curou um cego. Agora Ele e seus discípulos movem para mais longe ainda da região da Galiléia, eles vão para o norte - Cesaréia de Filipe.
· Jesus sai da região da Galiléia, onde as pessoas viram muitos milagres, deixando as multidões um pouco de lado para focar em específico nos Seus 12 homens!

A pergunta de Jesus:
Depois de mais de dois anos com Jesus – vendo e ouvindo Jesus ministrar – chegou a hora da prova! Prova fácil, duas perguntas apenas.

Quem o povo diz que eu sou?
Esses homens estavam no meio do “povão” quando Jesus realizou os milagres, eles tiveram mais contatos com a reação geral das multidões. Por exemplo, enquanto eles distribuíam os pães e peixes e depois recolhiam as sobras eles ouviram o que as pessoas estavam dizendo sobre Jesus.

As pessoas não tinham escapatória, elas precisavam encaixar Jesus em algum lugar. O que eles estavam vendo e ouvindo nunca havia ocorrido antes!

* Saber o que as pessoas pensam a respeito de Jesus é muito importante, pois a resposta das outras pessoas terá conseqüências em sua própria vida!

· Um governo que não tem Jesus como Deus e único caminho logo começará a perseguir os que seguem Jesus. Não colocarão os padrões de santidade de Jesus em prática!
· Uma escola onde não tem os ensinos de Jesus como Palavra de Vida Eterna e padrão de moral, ensinará muitas coisas ruins aos seus filhos.
· Um chefe que não confessa Jesus como Salvador e Senhor não irá se preocupar em fazer as coisas da forma correta.
· Um amigo que não tem Jesus como Cristo, como tesouro maior, não irá te influenciar a glorificar a Deus em tudo!

Para esses homens era muito importante eles saberem o que as pessoas achavam de Jesus. Pois se o que os discípulos acreditam sobre Jesus é diferente do que o resto das pessoas pensa consequentemente eles irão sofrer as conseqüências dessa diferença de opinião!

II – A 1ª resposta (v.28)
Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, um dos profetas".

· Mateus 16:14 - Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
· Lucas 9:19 -Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou".

A opinião geral das multidões é que Jesus é uma figura profética. O judaísmo naquela época cria que o Espírito profético de Deus havia se retirado de Israel desde os tempos dos Macabeus. Então, para o povo ter Jesus como uma figura profética é de certa forma honrosa!

JOÃO BATISTA - em Marcos 6:14-16, Herodes havia falado que Jesus era João Batista. Apesar de ser um título de profeta era um absurdo, pois João mesmo havia proclamado sobre Jesus.
ELIAS - Elias foi levado por Deus. Não seria uma reencarnação, mas estaria tirando o título de Messias já que alguém como Elias viria preparar o caminho para o Messias (Ml 4:5). Apesar de ser honroso, esse título desconsidera Jesus como o Ungido de Deus.
JEREMIAS (Mt 16:14)- Jeremias foi um profeta de julgamento. Declarava o julgamento de Deus no povo judeu. Foi perseguido e desprezado pelos líderes religiosos. Além disto havia a lenda de que Jeremias escondeu alguns utensílios do Templo antes da chegada dos babilônicos e ele voltaria com os utensílios antes da chegada do Messias.
OU UM DOS PROFETAS DO PASSADO QUE RESSUSCITOU (Lc 9:19) – algum homem do passado que havia ressuscitado (não reencarnado). Ou talvez, um profeta com o estilo dos do passado. Assim sendo Jesus era apenas um homem, um profeta.

** As pessoas gostam de dar um papel preparatório para Jesus, mas nunca um papel consumidor. Muitos alegam que Jesus é um grande mestre e um ótimo caminho, mas poucos falam que Ele é o único Senhor e o único caminho a ser seguido!
** Assim como hoje muitos gostam de dar a Jesus um título de honra, um papel importante – como as pessoas nos dias em que Ele esteve na terra – muitos gostam de expressar a apreciação por Jesus colocando-O ao lado dos nomes de grandes líderes: Siddhartha Gautama, Buda, Gandhi, Madre Teresa, Alan Kardec, Dalai Lama – mas jamais colocam Jesus como único salvador – inclusive o salvador para esses grandes nomes.

III – A 2ª pergunta (v.29a)
E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?
Essa é a pergunta que realmente interessa. É bom saber quem as multidões pensavam de Jesus, pois como vimos a resposta terá implicações na sua vida, mas o que Ele realmente importava é como esses homens responderiam a pergunta! A ênfase gramatical está no “E/MAS VOCÊS”. Quem Vocês Dizem que Eu Sou? Como se Jesus estivesse dizendo, “Legal que vocês sabem como as pessoas me vêem. Mas e vocês, quem eu sou para vocês?”

“Vocês têm me seguido esses anos, viram o que fiz e ouviram meus ensinos – vamos lá, Quem Sou Eu para vocês?”

**Essa pergunta deve ser feita constantemente. Faço essa pergunta até mesmo para cristãos, pois a resposta dessa pergunta terá implicações e conseqüências presentes e eternas na vida da pessoa!

A resposta errada leva a pessoa a uma vida sem propósito nesse mundo, e a uma eternidade de punição!
A resposta certa misturada com fé traz propósito nessa vida (propósito, não riqueza material!) e uma eternidade de felicidade ao lado de Jesus.

IV – A 2° resposta (v.29b)
Pedro respondeu: "Tu és o Cristo".
Pedro, o porta-voz do grupo, responde – “TÚ ÉS O CRISTO! ( χριστός)”

Lucas 9:20 - Pedro respondeu: "O Cristo de Deus".

Mateus 16:16 - Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Esse é ápice do Evangelho de Marcos. A única vez que temos Jesus como Cristo é no cabeçalho do Evangelho (1:1) – desde então esse título não apareceu mais. Agora na metade da história, Pedro confessa com seus lábios quem é realmente Jesus. Todas as obras já realizadas culminam nesse versículo! A partir desta confissão o restante do Evangelho passa a demonstrar o sofrimento e o caminho do Messias.

Cristo (grego) = Messias (hebraico) = O Ungido
Cristo não é o nome e nem o sobrenome! O nome dele é Jesus = o Senhor Salva.
O outro nome dado a Jesus não é Cristo, mas SENHOR!

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:8-11)

CRISTO = é a função, o papel é de Jesus.
No começo essa palavra abrangia vários ofícios: Profetas, Sacerdotes e Reis eram ungidos para os seus respectivos cargos. Mais para frente o título Masiah passou a ser usado de forma técnica para um rei Davídico que iria governar e restaurar Israel de forma terrena (Sl 110:1; II Sm 7:14-16; Sl 2; Dn 9:25 - "Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis).

Para a maioria dos judeus daquela época, o Cristo seria alguém como um rei que apareceria para triunfar e liberar Israel das garras políticas dos outros impérios.

Mas o título de Messias/Cristo engloba algo muito mais profundo que um mero líder político. “O título, aplicado a Jesus, designa-O como o significado e cumprimento verdadeiro da longa sucessão de reis, profetas e sacerdotes que foram ungidos em Israel. Jesus é o REI, PROFETA e SACERDOTE em quem habita o Espírito de Deus, e em quem se cumpri as expectativas, promessas e vida da nação de Israel, em quem e de quem era a nação de Israel. E o Novo Israel de Deus é povo ungido e unido por Jesus”.

Quando uma pessoa chama Jesus de Cristo/Messias a pessoa está dizendo que Jesus é o cumprimento de toda profecia e esperança do Antigo Testamento. Ele é o PROFETA, o SACERDOTE, o REI!

Um Cristão verdadeiro é quem compreende que Jesus é o CRISTO, que Jesus é cumprimento espiritual de todas as promessas de Deus! Um cristão verdadeiro tem Jesus como o Cristo/Messias – Senhor Rei e Salvador! Um cristão verdadeiro sabe que ele é servo desse Rei!

Jesus evitava esse título em público, visto que os judeus tinham um entendimento errado do Messias, mas nessa conversa em particular com os 12 discípulos Ele busca essa resposta e depois explica o que significa esse título.

** Houve outras vezes em que os discípulos usaram títulos messiânicos para Jesus, mas eles sempre foram em contextos de curas e milagres. Agora eles estão sem o alvoroço e as emoções do momento, eles têm em mente a última cura de um cego e a lembrança das multiplicações (8:17-21).

Eles sabiam que Jesus era o Cristo (Jo 1:41, 49 - 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus.41 O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo).49 Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!").

Eles sabiam que a pessoa de Jesus era divina, o Messias, mas eles não compreendiam como Jesus estava cumprindo o papel de Messias – Jesus era muito humilde, muito cheio de compaixão, um homem tocável, não aceitava o sistema religioso.

A visão e o entendimento deles ainda eram limitados pela cultura e herança religiosa que eles carregavam. Eles ainda viam o Messias como um líder político. Por isso esse era o momento deles confessarem e entenderem quem era Esse que eles estavam seguindo, pois o tempo estava acabando e as conseqüências estavam por vir!

*** Muitos confessam Jesus como Cristo num momento de emoção, quando o apelo é feito e a música é tocada. Mas Jesus quer a confissão num lugar de solitude, onde ninguém está vendo e ninguém pode te influenciar.

Mateus 16:16 - Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".17 Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

V.17 - Uma pessoa só chega à conclusão de que Jesus é realmente o Messias – o cumprimento de todo o Antigo Testamento na pessoa de Jesus, o Deus encarnado – através de uma obra reveladora do Pai e do Espírito!

Jo 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.
Jo 6:65 - Contudo, há alguns de vocês que não creem . Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. E prosseguiu: "É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai".
ICo 12:3 - Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.

Muitos hoje em dia alegam serem cristãos. Confessam Jesus Cristo como salvador, mas a grande maioria confessa devido a emoção do momento. A grande maioria dos cristãos no Brasil são falsos convertidos, pessoas que o Pai nunca chamou e nem atraiu e nem regenerou os corações. A confissão de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e o Senhor só ocorre genuinamente quando o Deus-Pai revela!

V – A resposta de Jesus (v.30)
Jesus os advertiu que não falassem a ninguém a seu respeito. Jesus sabe que esses homens tem muito o que aprender ainda. Ele precisa de tempo com eles para abrir ainda mais os olhos e as mentes desses homens. O silêncio ajudaria nesse processo, pois se eles saíssem contando que Jesus era o Messias muito mais perseguição iria ocorrer.

A proibição de Jesus é que esses homens passem a declarar publicamente que Jesus é o Messias. O tempo iria chegar o próprio Jesus declararia publicamente (14:61-62). Jesus proíbe a proclamação, pois Ele sabia que as pessoas não entenderiam.

Se no período inter-testamentário um homem se auto denominasse o Cristo, ou se fosse proclamado pelos seus seguidores, as pessoas entenderiam que esse Messias se refere a um rei davídico que libertaria o povo e reinaria politicamente.

É exatamente isso o que Jesus não quer! Por isso Ele ordena que não saiam proclamando isso, pois até mesmos os discípulos têm que entenderem melhor quem e como é o ofício do Messias.

Até agora a pergunta era “Quem é esse?”. A partir de agora é “Que tipo de Messias é este? e “Como devem se comportar os seguidores desse Messias?”

A mesma pergunta é feita ainda hoje: Quem você diz que é Jesus? Quem é Jesus para você?

Essa pergunta tem implicações presentes e eternas! A resposta só pode ser uma de três. Ou Jesus é realmente o Deus encarnado que veio e morreu pelos pecadores ou Ele era um louco ou um mentiroso possuído por demônios.

Se você crê que Jesus realmente é o único mediador e salvador, o Deus encarnado – você precisa, então, viver sob o senhorio dEle. Viver em obediência aos mandamentos daquele que você chama Senhor. Buscar a santidade, ser batizado nas águas, participar da Ceia, ler e estudar a Palavra, fazer parte de uma igreja.

Se o Espírito Santo abriu seus olhos para ver e confessar que Jesus é o Cristo e o único Salvador, se entregue totalmente a Ele! Não importa o lugar e a situação, se o Pai está te atraindo ao Filho Jesus, vá com o coração arrependido!

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mt 11:27-30)


Pastor Romildon
IgrejaBatista Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário