A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Poder do Evangelho

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” (Romanos 1:16-17)
Nós humanizamos o evangelho, reduzimos a nós mesmos pensando que a igreja é o evangelho, mas isso é um engano bíblico. Paulo deixa claro na carta aos Romanos que o evangelho não somos nós, não eram os apóstolos, o evangelho é o Senhor Jesus.
Na carta aos Romanos, Paulo já define que ele vai tratar do evangelho, e dizer que ele não se envergonha do evangelho, porque o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, porque a justiça de Deus se revela no evangelho de fé em fé, por isso o justo é justificado pela fé. No cap. 1:14, ao escrever para Roma, Paulo diz que não tem qualquer dificuldade no evangelho porque ele está pronto a pregá-lo, ele se diz devedor do evangelho, e não se envergonha do evangelho.
Através disso podemos pensar em três grupos distintos: 

1º - Aqueles que são a vergonha do evangelho – Aqueles que embora abracem o evangelho externamente, mas não o acolhem internamente, embora o professe de lábios, mas o negue com a vida. Aqueles que entram para a igreja, mas na verdade nunca nasceram de novo e nunca foram convertidos e vivem de forma escandalosa, vivem de forma repreensível, e desta forma provocam escândalos e de fato estes são a vergonha do evangelho.
 
2º - Aqueles que se envergonham do evangelho – São aqueles discípulos secretos, são aqueles que não se posicionam, são medrosos, são covardes, são aqueles que querem ser amigos do mundo (os aplausos do mundo), querem ganhar os favores dos homens e não tem coragem de tomar sobre si a cruz de Cristo e negar a si mesmo, são aqueles que preferem o conforto da omissão do que o desconforto do confronto, são aqueles que se adéquam ao meio pluralista (que considera toda religião como legítima, que toda religião é boa, que todo caminho leva a Deus). E essas pessoas por não estarem firmadas no evangelho se envergonham do evangelho.

3º - Aqueles que NÃO se envergonham do evangelho – Neste tópico é onde se encontra o que Paulo quer tratar. Paulo estava dentro deste grupo, pois afirmava “eu não me envergonho do evangelho”. Na verdade não temos nenhum motivo para nos envergonharmos do evangelho. Porque o evangelho é o poder de Deus (o Deus onipotente que criou todas as coisas pela palavra do Seu poder, poder específico, salvador que está no evangelho do Senhor Jesus Cristo). O evangelho não é fraqueza, não é desonra, o evangelho é a expressão máxima do poder, não é poder de homens, não é poder dos príncipes, não é poder econômico, não é poder do intelecto humano, não é poder das realizações prodigiosas do homem. Na verdade, essa palavra poder, descreve a grandeza insondável da onipotência divina. Paulo também descreve que não se envergonha do evangelho porque é o poder de Deus para a salvação, não o poder destruidor, mas o poder que dá vida, que liberta, que cura, que transforma, que restaura, que faz tudo novo, que salva, não há outra força na terra capaz de salvar o pecador a não ser por meio de Cristo, verdade essa contida no evangelho. Nós não podemos ser salvos por nossas obras, por nossos méritos, por nossos sacrifícios, por nenhum ritual, por nenhuma cerimônia, pois nada que o homem faça pode produzir a sua salvação. As nossas obras por melhores que sejam, aos olhos de Deus, não passam de trapos de imundícia (Is 64:6), mas Paulo diz que “pela graça sois salvos mediante a fé, isso não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie” (Ef 2:8). Nenhum homem pode jamais ser salvo por causa de sua religião, por pertencer a esta ou aquela religião, não é a religião que nos liga a Deus, pois o único que pode nos ligar a Deus é Jesus Cristo. Ele é o caminho, e ninguém pode ir ao Pai senão por Ele (Jo 14:6). Ele é o mediador entre Deus e o ser humano, Ele é a porta, e quem entra por Ele será salvo. Jesus é o único que pode nos levar a presença de Deus, Ele é a ponte de contato entre o pecador perdido e o Deus Santo. Aí está o poder do evangelho! É o poder que traz perdão, é o poder que levanta o caído e restaura os olhos daqueles que estão cegos espiritualmente.
É o poder que salva. Mas esta salvação não é universal, não alcança a todos. Paulo diz que não se envergonha do evangelho porque Ele é o poder de Deus para a salvação de “todo aquele que crê”. Desta forma existe um limite, existe um aspecto que restringe a salvação, e o elemento que restringe a salvação é “todo aquele que crê”, de tal forma que, o evangelho não é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que não crê, do incrédulo, daquele que rejeita a Deus, daquele que se torna rebelde contra Deus, mas é o poder de Deus APENAS e SÓ para a salvação daquele que CRÊ em Cristo Jesus. Na verdade, não é a fé que nos salva, é Cristo que nos salva, A fé não é a causa meritória para da salvação, mas a causa instrumental da salvação.
Nós somos salvos por Cristo, mas recebemos esta salvação em Cristo pela fé, mediante a fé. Não há qualquer esperança de salvação pra sua vida, a não ser que você creia em Jesus. Você pode ir a igreja todo dia, ler a bíblia todo dia, pode orar, pode jejuar, você pode dar esmolas, ser um bom cidadão, um bom pai (boa mãe), um bom filho, um bom marido (boa esposa), um bom religioso, mas apenas aqueles que crêem são salvos.

Em atos 16:30-31, o carcereiro que estava prestes a se matar perguntou a Paulo: “O que devo fazer para ser salvo? E Paulo respondeu: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” Não é questão de méritos, não é porque você é uma pessoa boa, não é porque você é uma pessoa honesta, não é porque você é uma pessoa verdadeira, não é porque você tem zelo pelas coisas sagradas... isso tudo é importante e bom, mas a salvação só pode ser recebida pela fé em Cristo Jesus.
Não é fé nos santos, não é a fé em Paulo, não é a fé Pedro, não é a fé em Maria, não é a fé no pastor, não é a fé no padre, não é a fé nas obras, não é a fé em você mesmo, não é a fé na fé, é a fé exclusivamente na pessoa bendita do Senhor Jesus, pois Ele é o único Salvador. É no evangelho que se revela a justiça de Deus.
Então como é que esse Deus que é santo e justo pode salvar o injusto, pecador e nos alcançar com sua graça?
É que no evangelho Deus revelou a sua justiça, enviou seu Filho ao mundo como nosso representante, como nosso fiador. Cristo foi a cruz como nosso representante substituto. E na cruz, Deus tomou todos os nossos pecados, iniqüidades, transgressões, e lançou-as sobre Jesus, houve trevas ao meio-dia, naquele momento Jesus foi feito pecado por nós, foi feito maldição por nós, e naquele momento a lei exigiu a morte dEle, porque o salário do pecado é a morte, Ele não tinha pecado pessoal mas Ele assumiu o nosso pecado, Ele tomou sobre si as nossas dores, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, carregou num madeiro todos os nossos pecados, naquele momento Deus condenou na carne do Seu Filho os nossos pecados, e ali Deus vindicou Sua justiça.
Jesus completou e satisfez plenamente a lei de tal forma que agora Deus pode ser justo e justificador daquele que crê em Jesus. A justiça de Deus não podia passar por cima do pecado, porque o pecado é abominação pra Deus. Então Deus, por amar a você, condenou em Cristo nossos pecados, e ressuscitou para a nossa justificação, de tal maneira que nossa dívida foi paga, estamos quites com a justiça e a lei de Deus, completamente livre de condenação, pois não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. NEle temos a convicção de que passaremos toda a eternidade na presença de Deus e glorificando a Deus.
Esta é a bênção do evangelho.
 
E você, já entregou a sua vida a Jesus?
(Mateus 11:28) Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

***
Neryvan Felipe

Um comentário:

  1. Valeu querido... Muito importante a sua observação!
    Que a graça de Deus seja abundante em tua vida.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir