A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fazei tudo para glória de Deus


Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1Co 10:23-31)


É necessário fazer a pergunta sobre a nossa vida para com Deus, sobre a nossa prática cristã. Se de fato nós vivemos para glória de Deus, e essa é uma preocupação que devemos ter. A nossa vida corresponde aquilo que a bíblia nos diz, que deve ser a conduta cristã diante de toda e qualquer decisão.

Nós precisamos entender que vida cristã não é simplesmente uma profissão de fé, vida cristã não é portar uma bíblia e vir ao culto, vida cristã não é simplesmente anunciar o evangelho as pessoas lá fora. Todas essas coisas são muito importantes, mas vida cristã é de fato um novo estilo de vida, é nascer para viver para glória de alguém que você crê (Jesus) e que normatiza a conduta de sua vida, é nascer de novo para uma vida com Deus, e essa vida com Deus cobra do cristão uma postura de santidade, cobra do cristão no nível acima e muito acima daquilo que vivia outrora, porque antes era escravo do pecado, rendido ao pecado, com decisões tomadas com vistas ao pecado.

No contexto acima citado, originou-se quando Paulo replicava à igreja de Corinto, igreja que ele havia fundado por volta do ano 55-57 d.C, sendo pastor da igreja, e fazendo algumas viagens não estava muito presente na igreja. Por não está muitas vezes presente, heresias e práticas que eram pagãs eram introduzidas na igreja, mesmo sendo Paulo o pastor da mesma. No retorno de Paulo a igreja, ele encontrava muitas contradições, daí surgiram muitos questionamentos, e a igreja pergunta a Paulo sobre casamento, sobre litígio público entre irmãos, sobre a carne sacrificada aos ídolos, e sobre dons espirituais dados a igreja. Então nesse contexto, Paulo está respondendo a pergunta feita pela igreja que era a seguinte: Paulo, nós vivemos numa situação onde a prática pagã é terrível, porque em Corinto se adorava entre outros deuses a deusa Afrodite, a deusa do amor (da sensualidade, da depravação moral), mas como os gregos confundiam amor com sexo, eles queriam saber sobre aquela carne que era vendida no açougue no dia posterior à adoração a Afrodite, onde havia sacerdotisas que se prostituiam, relacionavam-se com aqueles que iam para o templo para adorar a deusa do amor praticando sexo, pois para eles sexo era uma forma de adoração a deusa, e aquela carne que era oferecida nos bacanais, eram levadas ao mercado. Então eles queriam saber se podia comer da carne que era vendida no mercado, posteriormente oferecida ao culto a Afrodite, pois eles sabiam de onde vinha a carne, mas queriam saber se podia ou não.

Contudo, Paulo começa a responder à igreja, “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm” (1Co 10:23), então a primeira pergunta que a igreja devia fazer antes de comer a carne era, convêm? Antes de fazer qualquer coisa, antes de tomar qualquer decisão, convêm ao crente fazer isso? Então eles respondiam com um ditado “todas as coisas me são lícitas”, e Paulo responde novamente a igreja, “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. Diante de todas as decisões que vou tomar isso me edifica? Aquilo que você vai fazer, vai lhe edificar? Paulo também fala que se algum dos infiéis lhe convidar para comer, comei de tudo sem nada perguntar, mas se lhes disser que foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa da consciência dele, porque tudo é do Senhor. Porque há de ser julgada minha liberdade pela consciência alheia? Ou seja, a prática, a decisão, a atitude do crente escandaliza alguém? E Paulo conclui dizendo, “porque que vou ser envergonhado por aquilo que dou graças?” Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Em tudo o que faço ou irei fazer glorifica a Deus? Toda motivação do cristão deve ser glorificar a Deus em todo e qualquer procedimento. É o maior motivador que devemos ter. Paulo contrapõe o sentido do entendimento que até se tinha da lei, da regra, porque a igreja pergunta a Paulo não querendo princípios, mas querendo regras, seria muito mais fácil viver por regras do que por princípios. O que Paulo quis dizer é que o mais importante é o que motiva o coração do cristão, pois Deus observa o motivador antes da prática. Um exemplo: Os fariseus jejuavam, davam dízimo, oravam, iam para a sinagoga, faziam discursos nas praças, visitavam as viúvas, mas mesmo assim Jesus os condenou, pois é possível pecar fazendo a coisa certa, mas o motivador dos fariseus estava equivocado, eles faziam tudo aquilo o que é certo para serem vistos pelos homens, e Jesus afirmou que os fariseus já receberam seus galardões, o qual seriam os aplausos dos homens, a glória humana.

Porém, a motivação vem antes da prática, vem antes da atitude, pois não adianta fazer algo apenas para mostrar para a igreja ou para o pastor que está fazendo alguma coisa, não adianta ir ao culto pra prestar contas de sua presença e sentar na cadeira e ouvir o sermão. O que te leva a ir para a igreja? Porque você serve a Deus? Porque você professa o cristianismo? Você vive dessa forma, pra quê e pra quem? Onde você anda ou trabalha, você é percebido como um servo de Deus? Como você é em casa, tem sido um bom pai ou filho, marido ou esposa? As palavras que saem de sua boca glorificam a Deus? Se não é para glória de Deus você está pecando! Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1Co 10:31). Irmão, você vive para a glória de Deus? Suas atitudes são tomadas com esta perspectiva? Senão você deve rever os seus conceitos, os seus princípios e o que de fato glorifica o Senhor. Deus quer do crente, um coração voltado a Sua adoração, pois santidade começa dentro do coração, no querer, no fazer aquilo que o Senhor quer que façamos, pois isso é ser santo, e ao contrário disso é ser religioso. Aquele crente que é conhecido apenas pelo que não faz, não bebe, não fuma, não usa drogas, não faz isso ou aquilo, uma igreja que é reconhecida pelo que deixou de fazer, mas a igreja que glorifica a Deus deve ser reconhecida pelo que ela faz, que faz tudo para glória de Deus? Qual é o propósito da igreja nesse mundo? Quer comais quer bebais, ou seja, qualquer prática para que o mundo conheça a igreja, seja sal e luz, que glorifique a Deus e seja conhecida por isso. 

Todavia, viver para a glória de Deus só é possível se conhecermos a vontade do Senhor, a Sua Palavra, pois à igreja de Corinto tinha uma deficiência terrível, onde foram dados todos os dons a essa igreja, mas eles valorizavam o que era menor, ou seja, valorizavam apenas os dons miraculosos e desprezavam os dons ministeriais, onde na verdade é o que edificava a igreja.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão, veja se realmente convêm, se lhe edifica, e principalmente se glorifica a Deus. A cada dia busque conhecer sempre mais a palavra de Deus, e que o mundo olhe para você e diga: aquele homem vive para a glória de Deus, ou, aquela mulher vive em santidade porque ela teme ao Senhor.

“Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos” (1Co 10:33).

Fazei tudo para glória de Deus!


Neryvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário