A Verdade é a Base do Verdadeiro Amor Cristão

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BATALHA ESPIRITUAL, UMA REALIDADE INEGÁVEL

Estamos em Guerra - Efésios 6:10-20


Certamente temos que ter plena consciência que vida cristã não é uma colônia de férias, não é um parque de diversões, não é uma estufa espiritual, não existe essa ideia de estar blindado espiritualmente, imune aos ataques sutis do inimigo. Vida cristã é luta, é guerra, é batalha sem pausa e sem trégua. Nesta luta não existe um campo neutro, ou você é um guerreiro ou uma vítima, não tem como ficar em cima do muro. Disse Jesus, quem não é por mim é contra mim, quem comigo não ajunta espalha (Mt 12:30). Só existe duas possibilidades, ou você está no reino da luz (que é Jesus Cristo) ou no reino das trevas (potestade de Satanás). 

Jesus Cristo disse que o diabo é como um valente que tem uma casa bem guardada, e ele a guarda em segurança todos seus bens, são vidas que ainda não nasceram de novo, não foram redimidas pelo sangue de Jesus, não foram transportadas do reino das trevas para o reino da luz. Mas a bíblia diz que estas coisas mudarão em sua vida, quando Jesus, Aquele que é mais forte do que o valente, o todo poderoso Deus, entrar na casa do valente, prendê-lo, amarrá-lo, tirá-lo a armadura em que ele confiava (Lc 11:22), então Jesus saqueia sua casa e lhe toma os despojos (os bens), ou seja,  arrancando a sua vida das garras deste terrível inimigo.

O apóstolo Paulo nos diz em Efésios que a nossa luta não é contra a carne, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal. Nós temos que entender que: O inimigo é organizado, o diabo não é tão tolo ao ponto de estar desorganizado neste combate que faz ao povo de Deus. A bíblia diz que o reino do maligno não está dividido, o diabo não trabalha contra ele mesmo, pois a casa dividida contra si mesma não pode prosperar. Mas no reino do inimigo também existe uma hierarquia, onde Paulo fala de um líder maior que é o diabo. No vers. 11 Paulo fala que nós devemos ficar firmes contra as ciladas do diabo (onde o inimigo é chamado de diabo, satanás, ladrão, assassino, tentador, maligno, destruidor, apolion, lúcifer, belial, e ele veio para roubar, para matar, para destruir, ele não tem descanso, 24 horas por dia este inimigo investiga sua vida, rondando como um leão que ruge procurando devorar você, procurando brechas em sua vida para atingi-lo. Esta é uma batalha sem pausa e sem trégua. Este inimigo que não é onipotente, nem onisciente, nem onipresente, não está sozinho, existe uma corja de anjos caídos, demônios que trabalham nesta batalha contra você, que são os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, as forças espirituais do mal. 

Nós não podemos subestimar este inimigo, pois os liberais dizem que o diabo é apenas um mito, uma lenda, que foi criado pela religião para impressionar as pessoas ou embocar medo no coração dos incautos. Mas o diabo não é uma lenda, ele não é um mito, ele é um anjo caído e com ele estão seus demônios que tentam, que matam, que roubam, que espreitam, que trazem grandes tragédias pra vida da humanidade. Paulo também fala que não podemos superestimar nosso inimigo. Ultimamente igrejas do mundo inteiro foram assaltadas por uma onda de “batalha espiritual”, e muitos escritores falaram de demônios territoriais, dando nomes a esses demônios, e pessoas açodadas chegaram a receber revelações desses demônios. Nós precisamos entender que essa atitude de atribuir tudo ao diabo não é uma prática bíblica, pois muitas pessoas atribuem uma dor de cabeça ao diabo, o qual resolveria com aspirina, o pneu do carro fura no trânsito se atribui ao diabo, numa briga entre marido e mulher se atribui ao diabo, a pessoa comete deslizes morais e trai e diz que está possuída pelo demônio do adultério. Embora o demônio seja tentador, ele induz as pessoas ao pecado, pois o adultério não é obra do demônio, mas é obra da carne, na verdade essas pessoas precisam mesmo é de arrependimento. Essas práticas levam as pessoas a buscarem libertação em vez de buscarem arrependimento. 

Nós precisamos entender também que a nossa luta é contra o diabo, contra o mundo e contra a carne. Paulo também diz que o inimigo age primeiro por pressão, e nós precisamos tomar cuidado, nos revestir das armaduras de Deus, ficar firmes contra as ciladas diabólicas pra você resistir no dia mau, no dia do ataque implacável, pois o diabo é estratégico. Este inimigo tem muitos métodos, muitas abordagens, e certamente ele vai dar uma aparente folga para a você, achando tudo calmo, tranquilo, parece que você está até tirando férias de Deus, já não lê mais a bíblia, já não ora mais, já não vai mais a igreja, e de repente quando você pensa que está tudo calmo, vem o ataque frontal, avassalador, e você então percebe que esse é o dia mau, você acorda mal humorado, você discute com sua mulher, você briga no trânsito, nada dá certo no seu dia, é um ataque contra sua vida, é a ação da pressão do inimigo.  Outra artimanha do inimigo é agir perseverantemente, e depois de você terdes vencido tudo, permaneceis inabaláveis, porque este inimigo pode até dar uma trégua, mas não desiste. 

Foi assim também com Jesus, o diabo tentando-o por três vezes e deixando-o até momento oportuno (Lc 4:13), citando até mesmo o contexto bíblico, mas o diabo cita a bíblia incompleta, distorce a escritura, usa a bíblia para tentar. O diabo retornou através dos fariseus, dos escribas, dos discípulos, através da multidão, de diversas maneiras. Diz também a bíblia que ele cega o entendimento dos incrédulos, ele arrebata a semente da palavra para que as pessoas não creiam, ele semeia o joio no meio do trigal de Deus quando os filhos do reino estão dormindo (os joios são filhos do maligno), semeia os falsos mestres dentro da igreja. O diabo penetra na mente das pessoas sugestionando-as a ideias erradas. Ele entra pela mentira, pela porta da mágoa, quando você guarda ira no coração, você abre um flanco para que o diabo penetre e faça um estrago na sua vida. Ele penetra pela janela da impureza, da pornografia, da prostituição, e ele vai dominando sua mente, acorrentando você com as algemas da imoralidade. 

A palavra de Deus nos diz que o diabo pode nos oprimir através da doença, de enfermidades, de pensamentos impuros, ou pode também levar a você ideia de que não precisa de Deus, é o humanismo, é o secularismo, e você vai se contentando com o glamour deste mundo, com a fascinação das riquezas, de maneira sutil do satanismo entrar e dominar nessa batalha espiritual. 

Como você pode enfrentar esta luta? O apóstolo Paulo diz que primeiro você precisa tomar toda a armadura de Deus, e precisa entender que Jesus já arrancou a armadura do diabo, mas você pode ter a armadura de Deus. Você precisa ter o cinturão da verdade, a couraça da justiça, o escudo da fé, as sandálias do evangelho da paz, a espada do espírito santo, precisa se equipar com essas ferramentas espirituais, porque essa luta não é física, precisando entrar neste campo de batalha com as armas espirituais poderosas em Deus para desfazer sofismas, anular as artimanhas e os estratagemas do inimigo. Você precisa vigiar, se acautelar, você precisa depender de Deus, colocar seus olhos no comandante que é Jesus, e não pode confiar em sua própria carne, em seu conhecimento, em sua sabedoria ou sua estratégia, você precisa “ser revestido com o poder de Deus”. Sem o revestimento do poder de Jesus você não terá condições de enfrentar esta batalha e sair vitorioso. Muitas pessoas estão caindo neste campo de peleja, pois o diabo usa diversas armadilhas, através do orgulho, do poder, da tentação do sexo, o engano, a arma do racionalismo, da feitiçaria, do sincretismo religioso, do liberalismo teológico. 

Mas agora mesmo você pode tomar a decisão de voltar-se para Deus, pôr sua confiança em Jesus, de buscar a armadura de Deus e revestir-se com o poder de Deus pra que você entre nesta peleja como mais do que vencedor em Cristo Jesus e seja vitorioso para glória de Deus. Não temos que temer o diabo, temos de sujeitar-nos a Deus, resistir ao diabo e ele fugirá de você.  O problema não é a presença do inimigo, mas sim a ausência de Jesus, e se você está com Jesus você é vencedor, porque se Deus é por nós, quem será contra nós?

 




Neryvan Felipe
Sermão extraído de um vídeo do Rev. Hernandes D. Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário